Título da Champions pode coroar trabalho marcante de Klopp no Liverpool
A virada heroica do Liverpool sobre o Barcelona na Liga dos Campeões teve como heróis três personagens dentro de campo: Origi, Wijnaldum e Alisson. Contudo, se eles foram os responsáveis por garantir a vitória por 4 a 0, existe um outro personagem que merece destaque não só pela classificação, mas por todo trabalho que vem sendo feito no clube inglês: o técnico Jurgen Klopp.
O carismático treinador alemão foi o escolhido pela diretoria para recolocar o Liverpool no caminho dos títulos após realizar grande trabalho na retomada do Borussia Dortmund no futebol alemão. Após assumir o clube em má fase, Klopp apostou em nomes como Schmelzer, Hummels, Gotze, Kagawa e Lewandowski para levar os aurinegros à conquista do bicampeonato alemão, acabando com o domínio do Bayern de Munique na Bundesliga e encerrando um jejum que já durava desde a temporada 2001/2002.
E foi justamente durante sua passagem pelo clube alemão que Jurgen Klopp teve a oportunidade de disputar sua primeira final de Liga dos Campeões. No entanto, o técnico acabou superado pelo rival Bayern de Munique por 2 a 1.
Duas temporadas depois, Klopp assumia o desafio de tentar colocar o Liverpool em condições de disputar os títulos das principais competições nacionais e europeias. É então que aparece, mais uma vez, o talento do treinador para construir equipes vitoriosas.
De 2015 para cá, Klopp passou a fazer contratações pontuais que, aos poucos, foram elevando o nível do time. Nomes como Wijnaldum, Salah, Mané e Van Dijk foram indicados pelo técnico e formaram a base do time que chegou à final da Liga dos Campeões na temporada passada. Contudo, o técnico mais uma vez "bateu na trave" após ver o goleiro Karius ter péssima atuação diante do Real Madrid, em partida que terminou 3 a 1 para o clube espanhol.
Agora, a virada histórica do Liverpool sobre o Barcelona na Liga dos Campeões é uma nova oportunidade para que Jurgen Klopp consolide seu trabalho de reconstrução à frente do clube inglês.
O Liverpool faz, nesta temporada, sua melhor campanha no Campeonato Inglês desde que ele passou a ser disputado no atual formato. Com 94 pontos, o clube tem 29 vitórias, sete empates e apenas uma derrota e poderia nadar de braçadas rumo ao troféu se não fosse o Manchester City. A equipe comandada por Pep Guardiola está um ponto à frente dos Reds e faz campanha igualmente histórica. Por mais que o título ainda esteja em jogo, o Liverpool precisa somar pontos na última rodada contra o Wolverhampton e torcer por um tropeço dos Citizens diante do Brighton.
Se no Campeonato Inglês o sonho de conquistar pela primeira vez a Premier League parece complicado, o mesmo não pode ser dito da Liga dos Campeões. Mas para isso Klopp e seus comandados precisarão superar o vencedor do confronto entre Tottenham e Ajax, em final que será disputada no Wanda Metropolitano, em Madrid. Só que uma coisa é certa: Klopp já faz valer a escolha feita pela diretoria anos atrás ao apostar em seu trabalho.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.