Existe um "Instagram boleiro" em que os times dão like nas promessas
As novas tecnologias mudaram a vida de todos e isso não é novidade. Com as redes sociais, diferentes formas de comunicação apareceram e transformaram instituições já estabelecidas. Exemplo disso é um aplicativo japonês lançado em junho do ano passado que mudou a forma como times e treinadores de futebol observam jovens jogadores. Sem necessidade de peneiras, testes e terrões, as promessas postam vídeos e são captadas assim.
Por enquanto, 27 clubes já estão de alguma forma na ferramenta, uma espécie de "Instagram boleiro"chamado Dreamstock. Os garotos têm perfis onde postam seus lances, e os clubes podem seguir vários deles para observar o que há de bom em um feed, como na maioria das redes sociais, em que você "rola" para baixo para ver as publicações mais recentes ou direcionadas a você. Os clubes também disponibilizam informações sobre avaliações presenciais e podem incitar contato entre treinadores e jogadores. Não é bem um novo tipo de peneira, somente uma inovação no mercado de "scouting" (olheiros).
O criador da plataforma chama-se Marcelo Matsunaga, brasileiro que vive no Japão e já se frustrou na tentativa de ser jogador profissional. "Muitas vezes até os jogadores talentosos não conseguem realizar seus objetivos por problemas financeiros ou por estarem longe dos clubes. Com a chegada dos smartphones, acreditei que que conseguiria mudar essa realidade. Eu moro no Japão desde os oito anos e corri atrás do meu sonho até os 19. Tive uma lesão no joelho e desisti. Aí comecei minha carreira na área de TI", diz o empresário de 35 anos.
A empresa foi constituída em setembro de 2017, mas só entrou de vez no mercado no ano passado. Neste momento, a fase é de ir atrás dos clubes e apresentar as funcionalidades. Por enquanto, a maioria que utiliza a ferramenta é time de menor expressão, mas gigantes como Flamengo e Grêmio já têm perfis no aplicativo. No mais, Coritiba, Juventude e São Caetano são exemplos de clubes que também estão por lá.
Há dois cuidados: os vídeos sempre são analisados antes de serem postados por risco de montagens e edição para garantir que apresentam o talento real do jogador. A ideia é que a plataforma gerencie os jogadores que vingarem nos clubes a partir do compartilhamento na rede.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.