Grêmio quer diversificar estilo conhecido e incentiva lançamentos
O Grêmio tem uma forma bem clara de jogar, e não muda. Renato Gaúcho não cansa de repetir isso em suas entrevistas coletivas. Mas quer mudar. O treinador percebeu a necessidade de diversificar as alternativas ofensivas da equipe e está incentivando lançamentos.
Já aconteceu no jogo contra o Universidad Católica, pela Libertadores. Um lançamento longo de Michel encontrou Alisson, que abriu o placar.
"É uma qualidade que o Michel tem. Conversei com ele duas vezes, falei para usar essa bola longa. É algo que estamos implantando no Matheuzinho (Matheus Henrique), no Maicon. Não podemos ficar só no plano A. Temos que ter opções. Temos qualidade nos volantes, nos atacantes. Falo aos atacantes: desenhem a jogada, que os homens lá de trás vão achar vocês", afirmou Portaluppi.
E a mudança de característica passa necessariamente pelos jogadores de meio. Em vez de procurar o jogo curto e de aproximação, olhar mais longe e ver, mesmo distante, a movimentação dos atacantes para lançamentos.
Nem Maicon, nem Matheus Henrique têm nos lançamentos as principais armas. Porém ambos já trabalham para ganhar essa capacidade nos treinamentos.
"A gente já treina mais isso, essa bola longa. Sempre depois dos jogos, a gente vê os vídeos e fica mais fácil de perceber a movimentação. Eu tenho uma característica de jogo curto, ficar com a bola, aproximação. Falta, às vezes, o jogo mais longo, sei disso. É no treinamento, aos poucos, que vamos buscando. Não será da noite para o dia", concordou Matheus Henrique.
A mudança visa aproveitar a velocidade dos dois jogadores de lado. Tanto Everton quanto Alisson dão alternativas de jogadas em profundidades aos volantes gremistas.
O Tricolor encara o Corinthians neste sábado às 19h (de Brasília), em São Paulo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.