O que esperar do Deportivo Lara, adversário do Corinthians na Sul-Americana
O sorteio da segunda fase da Copa Sul-Americana colocou uma viagem à Venezuela no caminho do Corinthians. O time de Fábio Carille encara o Deportivo Lara, que jogou a primeira fase da Copa Libertadores e acabou eliminado do grupo do Cruzeiro. Frágil em campo, a equipe recentemente se notabilizou mais pela gentileza do que pelo futebol.
O Deportivo Lara acumula seis derrotas nos últimos dez jogos que disputou, o que em parte explica a discreta 13ª posição no Campeonato Venezuelano. No torneio nacional praticamente inteiro (falta apenas uma das 19 rodadas), o time chegou a viver sequência de cinco jogos sem ganhar e só venceu um adversário melhor colocado. Neste cenário, o Lara só chamou a atenção pela educação em jogos da Libertadores: limpou o vestiário em uma visita ao Mineirão, depois recebeu o Cruzeiro como ótimo anfitrião.
Um agravante para o Corinthians no confronto deve ser o deslocamento até a cidade de Barquisimeto, localizada a 360 km da capital Caracas, no noroeste da Venezuela. No mês de abril, o Cruzeiro precisou sair de Belo Horizonte 55 horas antes do pontapé inicial do jogo que faria fora de casa contra o Lara, em uma logística cuidadosa devido à situação delicada do país vizinho.
A Venezuela vive crise humanitária sob o governo de Nicolás Maduro, em situação que se degradou nos últimos meses. Os problemas políticos evoluíram para um delicado cenário social e econômico à medida que opositores do ditador passaram a organizar protestos - em um deles, há duas semanas, um carro blindado da Guarda Nacional do país avançou sobre manifestantes. O contexto reflete no futebol, como por exemplo no adiamento de uma partida da Libertadores após o Deportivo Lara ter problemas para viajar a Belo Horizonte.
Os jogos entre Corinthians e Deportivo Lara acontecem nas duas próximas semanas, com horários ainda a serem divulgados. O duelo de ida será disputado na Arena, em 22 de maio, enquanto a decisão deve acontecer no Estádio Metropolitano de Lara, no próximo dia 29. Quem avançar segue para a terceira fase da Copa Sul-Americana e enfrentará o vencedor de Wanderes (URU) e Cerro (URU).
Há um ano, goleada histórica e punição
O Timão tem ótimas lembranças do Deportivo Lara, adversário no qual enfiou uma expressiva goleada por 7 a 2 há um ano, em confronto válido pela Copa Libertadores. Naquela época a Venezuela já vivia momento político delicado, e a viagem foi particularmente conturbada para a delegação alvinegra, pois foi na semana em que Carille recebeu sondagens do futebol saudita - para o qual ele iria dias depois.
A goleada sofrida irritou a torcida local, que paralisou o jogo por quase 15 minutos ao arremessar objetos no gramado do Estádio Metropolitano de Lara. O mau comportamento resultou em punição da Conmebol, que obrigou o Deportivo Lara a pagar multa de US$ 100 mil e jogar três partidas internacionais sem torcida. A sanção foi cumprida na atual edição da Libertadores, e o duelo contra o Corinthians marca uma espécie de "reencontro" do Deportivo Lara com sua torcida em jogos continentais.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.