Efeito dominó: como Griezmann pode "movimentar peças" no PSG e Barcelona
A saída de Antoine Griezmann do Atlético de Madri deve provocar um efeito dominó no mercado da bola, em cadeia de eventos que provavelmente atingirá Barcelona e PSG, os dois times que surgem como principais opções para o atacante francês. A definição de seu futuro, que deve ocorrer apenas ao final da temporada, movimentará peças e abrirá uma sequência de negociações que podem envolver outros grandes nomes do futebol europeu.
O Barcelona é o favorito para ficar com Griezmann. O interesse é antigo, inclusive com uma negativa do atacante a uma proposta na última janela de transferência. Se o negócio for concretizado deve, segundo informações da imprensa espanhola, ter impacto no futuro dos brasileiros Malcom e Philippe Coutinho.
A possibilidade de saída de Coutinho independe da chegada de Griezmann, que joga em posição diferente. Mas, de acordo com o jornal "Mundo Deportivo", será fortalecida com a necessidade de o Barcelona reduzir gastos para o investimento. Já Malcom, que não se firmou em sua primeira temporada no clube, perderia ainda mais espaço com a chegada de um atacante e pode ser negociado.
Do outro lado da disputa está o PSG, que segundo o jornal "Le Parisien" demonstrou interesse em Griezmann e pode entrar na disputa. A sua chegada ao time parisiense significaria, segundo a publicação, a negociação de Edinson Cavani com outro time.
Neste cenário, Griezmann pode enfrentar o seguinte dilema na escolha do próximo clube: jogar ao lado de Lionel Messi e Luis Surárez no Barcelona ou formar um trio com Neymar e Mbappé no PSG. Juventus e Bayern de Munique são outros clubes que monitoram a situação e podem tentar garantir a chegada do francês.
O dinheiro está com o Atlético de Madri
Apesar de a expectativa em relação a Griezmann se concentrar em PSG e Barcelona, o maior poder de movimentar o mercado está nas mãos do Atlético de Madri. Segundo estimativa do jornal "Marca", o clube terá à disposição 183 milhões de euros para gastar depois das saídas de Griezmann, Lucas Hernandez e Luciano Vietto.
Uma das contratações já praticamente acertadas pelo clube é a do zagueiro brasileiro Felipe, que deixará o Porto para ser o substituto de Diego Godín em uma transferência que deve girar em torno de 20 milhões de euros. Porém, é esperada pelo menos uma contratação de grande impacto para substituir Griezmann.
A princípio, o clube trabalha com as opções de Dybala, Icardi e Cavani para o setor. Em qualquer investida, o efeito dominó teria continuidade, com Inter de Milão, Juventus ou PSG tendo a necessidade de procurar substitutos.
No caso de Cavani ser o escolhido, existe a possibilidade de um ciclo ser fechado apenas com Atlético de Madri e PSG, como se houvesse uma troca. Porém, os clubes atualmente não estão em negociação, com os próximos passos dependendo da definição em relação a Griezmann, que anunciou o seu adeus de forma unilateral.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.