Palmeiras bate recordes e abraça mantra de Felipão: "Futebol de resultado"
"Se estamos sendo criticados assim, imagina o que os outros times deveriam ouvir". A frase é de um membro da diretoria do Palmeiras, indignado com as críticas que o time tem sofrido por conta do desempenho abaixo do esperado por parte da torcida e imprensa. Para se defender disso e mostrar que nem tudo está perdido, o mantra de Felipão foi incorporado por absolutamente todos no clube.
Para cada crítica em relação à falta de criatividade, os números mais usados são os do desempenho ofensivo. O Alviverde foi o melhor ataque da primeira fase da Libertadores, com 13 gols, e é o melhor do Brasileirão, com oito.
Na ótica de quem convive no comando do futebol no dia a dia do Alviverde, o clube é criticado pelo mesmo motivo de sempre, que já virou o fantasma do time desde a chegada da Crefisa: a expectativa.
Com o investimento milionário, a manutenção da base campeã do Brasileirão e a chegada de novos reforços, a torcida e a crítica especializada esperavam ver um esquadrão em campo, digno de comparação com a Academia de Futebol.
No estilo de jogo, esse time ainda está longe de impressionar como impressionava Ademir da Guia e companhia. Mas, nos números, o elenco já conseguiu um feito até superior aos ídolos da década de 70: são 27 jogos sem perder no Brasileirão, superando os 26 jogos conquistados pelos comandados de Oswaldo Brandão entre 1972 e 1973, na conquista do bicampeonato.
O setor que recebe pouca ou nenhuma crítica é a defesa. Se Gustavo Gómez e Luan não têm a mesma classe de Luís Pereira para sair jogando, os dois passam uma segurança digna do hino do clube: "defesa que ninguém passa".
Em 2019, o Palmeiras tem a melhor zaga do país entre os grandes, com apenas um gol sofrido no Brasileirão. Na Libertadores, o time também só foi vazado apenas uma vez, na derrota por 1 a 0 para o San Lorenzo, na Argentina. A equipe, aliás, só perdeu duas vezes no ano: além do revés para o time do Papa, perdeu para o Corinthians na 1ª fase do Estadual.
Foi por isso que a explicação de que "futebol é um jogo de resultado" tem sido cada vez mais constante no Alviverde. Nos últimos dias, além de Felipão, Felipe Melo, Dudu e Diogo Barbosa já falaram do tema. Agradando ou não, se continuar sem perder e sem tomar gol, o Alviverde tem a chance de se manter sempre na briga pelos títulos que disputa.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.