Blogueiros: Conmebol erra ao vetar times de divisões inferiores na Liberta?
Na manhã de hoje, a Conmebol divulgou em seu site oficial que clubes que não estiverem na divisão principal dos respectivos campeonatos nacionais não poderão participar das duas principais competições do continente, a Copa Libertadores e a Copa Sul-Americana.
A Conmebol acerta ou erra ao adotar essa nova regra? Veja o que os blogueiros do UOL Esporte pensam sobre o assunto:
Totalmente sem sentido e injusto. Se as competições reservam vagas em torneios que não contemplam apenas times de primeiras divisões nacionais por que essa segregação? Coisas da Conmebol...
Em tese é medida em busca da excelência, de qualificar os torneios continentais. Na prática é mais complicado: quem garante que o campeão da primeira divisão venezuelana é melhor que um grande brasileiro ou argentino que esteja na segunda divisão?
Há dois pontos. O primeiro é que deveria valer somente para as temporadas nacionais de 2020, o que refletiria nos continentais em 2021. Está mudando a regra no meio do jogo. O segundo é que um argumento de torneio com melhor nível técnico limitando times de divisões inferiores cai por terra quando a própria Conmebol inchou o número de participantes de seus torneios.
Acho justo, hoje mesmo o Tigre, rebaixado na Argentina, está diante da possibilidade de jogar a Libertadores caso ganhe a Copa da Superliga, mesmo com temporada muito abaixo da de outros times que não se qualificaram para a principal competição do continente.
Acho correto. A Libertadores, a meu ver, deveria ter no máximo 20 clubes, dois de cada país, os mais bem colocados no campeonato nacional. Os dois campeonatos seriam mais valorizados.
Não acho justo. Se ganhou a vaga no campo, é injusto perder esse direito por causa de um rebaixamento. Injustiça também privar quem já não está na elite de disputar um torneio internacional. Na Sul-Americana é pior. A competição é praticamente a segunda divisão da América do Sul. Que mal tem estar na Série B nacional?
Para mim, erra. Imagine que o CRB venha da primeira fase da Copa do Brasil. Elimine favoritos, passe por Flamengo, Cruzeiro, Palmeiras... E então seja proibido de jogar apesar de ser campeão da Copa do Brasil. É tão improvável que aconteça assim. Já houve Juventude e Palmeiras rebaixados e jogando Libertadores. Mas se houver um caso como este do CRB, vamos acabar com um conto de fadas?
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.