Por que seleção se apresenta para a Copa América mesmo sem time completo
A seleção brasileira começa hoje a preparação para a Copa América de 2019. Tite terá um grupo reduzido para o início dos trabalhos. Apenas cinco atletas chegam à Granja Comary, em Teresópolis, já nesta quarta-feira: Gabriel Jesus, Fernandinho, David Neres, Richarlison e Casemiro. Os demais chegarão ao longo dos próximos dias.
A estratégia serve para não deixar alguns atletas com muito tempo de inatividade. Se não se apresentassem hoje à seleção, os atletas ficariam por um longo período sem nenhuma atividade física e sem cuidados de alimentação. Isso atrasaria a preparação do elenco.
É por isso que a seleção enfrentará o Qatar, em Brasília, no dia 5, sem estar com todos os atletas à disposição. Na lista fornecida pela CBF, Cássio e Fagner só se apresentam no dia 6 de junho. Ou seja, eles só estarão à disposição para o segundo amistoso, contra Honduras, em Porto Alegre, no dia 9.
Além disso, Roberto Firmino e Alisson se juntam ao elenco apenas no dia 4 de junho, três dias depois da final da Liga dos Campeões, que será disputada na Espanha. É bem provável que os dois também não tenham condições de disputar o primeiro amistoso.
Dez "sparrings"
Para compensar a falta de atletas, Tite elaborou uma lista com dez atletas que têm idade de categoria de base para completar os treinamentos: Phelipe (Grêmio), Yuri Sena (Vitória), Weverton (Cruzeiro), Ramon (Flamengo), Morato (são Paulo), Bruno Fuchs (Inter), Rodrigo Nestor (São Paulo), Alan (Palmeiras), Gui Azevedo (Grêmio) e Martinelli (Ituano). A medida já virou prática recorrente da atual comissão técnica e já serve para observar atletas que podem ser promissores.
O Brasil fica na Granja Comary até o dia 4 de junho. De lá, voa para Brasília e depois para Porto Alegre. O time chega em São Paulo, cidade da estreia da Copa América, no dia 10 de junho. Quatro dias depois, a seleção enfrenta a Bolívia na estreia da competição, no Morumbi.
Os outros dois adversários da primeira fase são a Venezuela, no dia 18, em Salvador, e o Peru, na Arena Corinthians, no dia 22.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.