Com dois gols de Gilberto, Bahia vence o Fluminense por 3 a 2 na Fonte Nova
Em um jogo marcado por erros individuais e ação direta do VAR, o Bahia venceu o Fluminense por 3 a 2 em partida válida pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro.
Com o resultado, o Bahia o 8º lugar, com três vitórias, um empate e duas derrotas. Já o Fluminense cai duas posições e termina a rodada em 15º, empatado com Ceará e Cruzeiro, todos com seis pontos.
A vitória do Bahia foi construída ainda no primeiro tempo. Artur abriu o placar com um chute rasteiro e, no lance seguinte, o Fluminense chegou ao empate com Pedro, de pênalti. Gilberto desempatou ainda no primeiro tempo após roubar a bola nos pés de Agenor e marcou novamente na segunda etapa, também de pênalti. A sensação João Pedro ainda diminuiu para o Flu, após conseguir o rebote da bola batida por Ganso.
O próximo compromisso de ambos os times envolve administrar vantagens. Na quarta (29), o Bahia tentará usar ao seu favor o 1 a 0 que abriu sobre o São Paulo na Copa do Brasil e o Fluminense irá para a Colômbia, onde disputará o segundo jogo contra o Atlético Nacional, pela Copa Sul-Americana. O primeiro jogo foi 4 a 1 para o time carioca.
Melhor em campo: Gilberto
Gilberto foi o grande destaque do Bahia na noite e participou ativamente do resultado, com dois gols e uma assistência. No primeiro, ele foi esperto ao tentar roubar a bola de Agenor e marcou com o gol vazio. No segundo tempo, chegou a perder um pênalti, mas teve uma segunda chance e conseguiu converter a segunda tentativa. Gilberto também foi responsável pelo contra-ataque que deu origem ao primeiro gol do jogo, marcado por Artur.
Pior em campo: Agenor
Agenor conseguiu a vaga de Rodolfo, porém a noite não foi nada boa para ele na Fonte Nova. No primeiro tempo ele foi desarmado por Gilberto, que marcou o gol que colocou o Bahia na frente. Após o intervalo, ele recebeu um amarelo por reclamação e chegou a defender o pênalti do mesmo Gilberto. Porém, o VAR flagrou que ele se adiantou na cobrança e, por conta disso, acabou expulso.
Primeiro tempo: erros que fizeram a diferença
Os erros individuais foram decisivos na construção do placar no primeiro tempo. O Bahia largou na frente num eficiente contra-ataque, aos 17 minutos. Após uma falha na cabeçada de Caio Henrique, a bola sobrou nos pés de Gilberto, que disparou em velocidade e encontrou Artur na entrada da área. O jovem chutou rasteiro na saída de Agenor para colocar o time de Salvador na frente.
O empate do Fluminense veio praticamente no lance seguinte. Nino Paraíba chegou atrasado em Yony e o árbitro não pensou duas vezes em marcar a penalidade. Douglas Friedrich até acertou o lado, mas não conseguiu evitar que o chute de Pedro entrasse no lateral da rede e igualasse o placar.
Aos 30 minutos, o goleiro Agenor tentou sair jogando com os pés, mas acabou sendo desarmado por Gilberto. Ele mesmo recuperou a bola e só teve o trabalho de empurrar para o gol vazio, para colocar o Bahia na frente novamente.
Segundo tempo: VAR em dose dupla
O árbitro de vídeo entrou em ação duas vezes no segundo tempo. Primeiramente, aos 16 minutos, ele foi acionado para confirmar o toque de mão de Gilberto, lateral do Fluminense, lance que resultou em pênalti para o Bahia. Gilberto, atacante do time soteropolitano, bateu e teve a cobrança defendida por Agenor.
O VAR novamente interveio na jogada, flagrando o adiantamento do goleiro do Flu na cobrança. Por conta disso, Agenor acabou recebendo o segundo cartão amarelo (o primeiro foi momentos antes, por reclamação). Rodolfo entrou em seu lugar, mas não conseguiu evitar que Gilberto balançasse as redes em sua segunda tentativa.
João Pedro deixou o dele
Todas as atenções do torcedor do Fluminense estavam em João Pedro, que entrou pela primeira vez como titular na equipe de Fernando Diniz. O menino de 17 anos, já negociado com o Watford, marcou mais um gol neste Brasileirão. Paulo Henrique Ganso, que entrou após o intervalo, cobrou rasteiro a cobrança de falta, Douglas chegou a espalmar, mas João Pedro conseguiu o rebote e diminuiu o placar para o Fluminense. Foi o terceiro gol dele neste campeonato.
Bahia 3 x 2 Fluminense
Data: 26/05/2016
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador/BA
Hora: 19h00 (de Brasília)
Gols: Artur aos 17', Pedro aos 19' e Gilberto aos 30 do primeiro tempo; Gilberto aos 23' e João Pedro aos 34 do segundo tempo.
Cartões Amarelos: Moisés e Artur (Bahia); Agenor, Nino e Yuri (Fluminense).
Cartão Vermelho: Agenor (Fluminense).
Bahia: Douglas Friedrich; Nino Paraíba, Ernando, Lucas Fonseca e Moisés; Douglas, Gregore e Ramires (Elton); Artur, Arthur Caike (Elber) e Gilberto (Fernandão). Treinador: Roger Machado.
Fluminense: Agenor; Gilberto, Nino, Matheus Ferraz e Caio Henrique; Yuri (Marcos Paulo), Daniel e Léo Artur (Paulo Henrique Ganso); Yony Gonzalez, João Pedro e Pedro (Rodolfo). Treinador: Fernando Diniz.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.