"Nem devia ter sido contratado". Blogueiros analisam saída de Abel do Fla
Abel Braga entregou o cargo na manhã de hoje e não é mais técnico do Flamengo. O experiente treinador deixou o comando por se sentir sem respaldo para a continuidade do trabalho.
O Rubro-negro aguarda apenas uma conversa do treinador com o elenco para oficializar a saída. O português Jorge Jesus é o favorito da diretoria para substituí-lo.
Abel Braga fez bem ao pedir demissão? A saída do treinador é boa para o clube? Veja o que os blogueiros do UOL Esporte pensam sobre o assunto:
Repito: nem devia ter sido contratado. Agora sai em um momento complicado. A instabilidade, até pela cumplicidade do elenco com Abel, pode custar a vaga na Copa do Brasil e comprometer a campanha no Brasileiro.
Difícil mencionar nomes para a sucessão sem parecer lobby. O perfil ideal é de um bom gestor de grupo, sem paternalismo, e com conteúdo atualizado para tirar o melhor de um elenco ainda desequilibrado, mas que pode entregar mais em desempenho e resultado. (LEIA MAIS)
Abel chegou ao Flamengo com sua sentença pronta. Julgado e condenado pela torcida. Se ela tinha razão em cobrar mais desse time que fez contratações milionárias, pouco importa agora. Ele sabia que estava marcado e seria o grande culpado por eventuais derrotas e eliminações. Não tinha clima para trabalhar em paz e preferiu vazar antes de ser demitido. O momento é de alívio para as duas partes.
Abel Braga é suficientemente experiente para perceber onde não é mais bem-vindo. Estava óbvio que o clima para ele na Gávea ficou insuportável. Escolheu a melhor solução tanto pessoal quanto para o clube.
Abel se antecipou aos fatos e pediu demissão do Flamengo. Um ato digno e altivo. Poucos profissionais com seu currículo fariam o mesmo.
Foi uma retirada estratégica. Do Flamengo ou da carreira?
Sim, porque o pedido de demissão, se está acompanhado de dignidade, também é uma confissão de incapacidade. Ficou claro que o Flamengo de Abel rendeu menos do que poderia e poderá render em outras mãos.
E por culpa dele. Abel não conseguiu montar uma defesa confiável. Nem aceitável. E mostrou também muita relutância em escalar Arrascaeta.
E aí, entra outro problema. A torcida rubro-negra tende a avaliar seus jogadores. Arrascaeta é bom, mas não é gênio. Não conseguiu, por exemplo, colocar Cebola Rodrigues no banco da seleção uruguaia. E teve chances.
Então, Abel pode ser condenado por deixá-lo na reserva? Não. Sim, quando o deixa lá e coloca Rodinei em campo.
Abel está no mercado. Existe mercado para Abel?
Para mim, Abel fez o certo. Ele está num estágio da vida em que não precisa aguentar a fritura até ser demitido. Sobre o sucessor, precisa ser alguém que ao mesmo tempo tenha pulso para controlar medalhões e malandragem para lidar com eles. Por isso acho que um estrangeiro não é a melhor opção. Pode ser engolido pelos caras. É necessário ainda ter um histórico vitorioso recente para ser respeitado taticamente. Lembrou de alguém viável com esse perfil? Se lembrou me fala, porque, sinceramente, não lembro. (LEIA MAIS)
Se saiu, que se vá atrás de Jorge Sampaoli. A questão é se o argentino vai topar. Acho a pressão exagerada sobre Abel Braga. Longe de ter um trabalho incontestável, mas o Flamengo virou refém de seu próprio sucesso. Quanto mais tem dinheiro para montar times, mais espera resultados imediatos. Hoje, a pressão exagerada é a maior inimiga do Flamengo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.