Athletico faz final histórica com River Plate para confirmar 'novo patamar'
Fundado em 1924, o Athletico Paranaense precisou de quase 100 anos de história para conquistar o seu primeiro título internacional - a Copa Sul-Americana 2018. Menos de seis meses depois, o clube rubro-negro tem a chance não só de já ampliar essa marca hoje à noite, quando visita o River Plate-ARG no Monumental de Nuñez, às 21h30 (de Brasília), mas também de confirmar a mudança de patamar que alcança, com méritos, nos últimos anos.
Como venceu o jogo de ida na Arena da Baixada por 1 a 0, o Athletico está a apenas um empate de fazer história e levantar o troféu da Recopa Sul-Americana, título que apenas sete times brasileiros têm no currículo: São Paulo (1993 e 1994), Grêmio (1996 e 2018), Cruzeiro (1998), Internacional (2007 e 2011), Santos (2012), Corinthians (2013) e Atlético-MG (2014). Para entrar para este seleto grupo, precisa segurar o River Plate, que já levantou o caneco da competição em 2015 e 2016.
"Os títulos confirmam um trabalho bem feito. O Athletico vem em um ano importante, que ele muda de patamar, e confirmar isso com mais um título vale bastante. Espero que a gente consiga fazer um jogo em que as pessoas possam se lembrar dele daqui dez, 20 anos, comentar com os filhos e netos, e deixar marcado", afirmou o zagueiro em entrevista concedida ontem.
Além de títulos, alguns jogos específicos ajudam a colocar o Athletico em um patamar ainda mais elevado. Um exemplo é a sonora vitória sobre o poderoso Boca Juniors-ARG por 3 a 0 em Curitiba, pela Libertadores - os times voltam a se encontrar nas oitavas de final. A ótima fase fez até o principal jornal argentino, o Olé, tratar o time brasileiro como "terror de Boca e River".
"É um momento mágico do clube desde o final do ano passado com a conquista da Sul-Americana. São seis meses com a equipe competindo muito, jogando bem e conseguindo resultados expressivos. A gente vem para conquistar mais um título, mas, principalmente, jogar bem e provar que tem um time respeitado e que pode fazer uma noite histórica em Buenos Aires", acrescentou o experiente zagueiro, que será titular na noite de hoje.
O técnico Tiago Nunes não adiantou qual equipe entra em campo. O mais provável, porém, é que ele escale os mesmos jogadores que iniciaram a partida na Arena da Baixada. Thiago Heleno e Camacho, afastados por conta do caso de doping, seguem como desfalques.
RIVER PLATE-ARG X ATHLETICO PARANAENSE
Data: 30/05/2019 (quinta-feira)
Horário: 21h30 (de Brasília)
Local: Monumental de Nuñez, em Buenos Aires (ARG)
Árbitro: Roberto Tobar (CHI)
Assistentes: Christian Schiemann (CHI) e Claudio Rios (CHI)
RIVER PLATE-ARG
Franco Armani; Montiel, Martínez Quarta, Pinola e Angileri; Ponzio, Nacho Fernández, Pérez e Palacios; Borré e Lucas Pratto
Técnico: Marcelo Gallardo
ATHLETICO PARANAENSE
Santos; Jonathan, Paulo André, Léo Pereira e Renan Lodi; Wellington, Lucho González, Bruno Guimarães; Rony, Marco Ruben e Nikão.
Técnico: Tiago Nunes
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.