Topo

Miranda sonha com Premier League após convite frustrado de Mourinho

Zagueiro  - Lucas Figueiredo/CBF
Zagueiro
Imagem: Lucas Figueiredo/CBF

Bruno Grossi

Do UOL, em São Paulo

01/06/2019 04h00

Aos 34 anos e com um currículo cheio de títulos importantes, Miranda ainda tem sonhos no futebol. Um deles é jogar um dia no Campeonato Inglês. Um objetivo que esteve muito perto de ser cumprido nos últimos meses, mas que acabou frustrado por um acaso do destino. O zagueiro da seleção brasileira tinha tudo apalavrado para ser treinado por José Mourinho no Manchester United na próxima temporada. O problema é que o português acabou demitido e o acordo não prosperou.

Miranda e Mourinho nunca trabalharam juntos, mas estão conectados pelo empresário Jorge Mendes, também português. O técnico andava insatisfeito com os defensores do United e buscava um reforço de peso para a zaga. Foi aí que o nome de Miranda, sem espaço na Internazionale, apareceu como oportunidade mais viável. Pesariam a vontade do jogador brasileiro, o valor do negócio - bem mais barato do que seria Militão, outro alvo de Mourinho - e a abertura do clube italiano.

Havia a possibilidade de a transferência acontecer ainda na janela de inverno europeu, em janeiro. A trajetória de Mourinho no United, entretanto foi interrompida em meados de dezembro do ano passado. Miranda sabia que seguiria sem muitas chances na Inter, mesmo após renovar até junho de 2020, e viu Jorge Mendes continuar tentando viabilizar seu sonho de jogar na Premier League.

O empresário aproveitou sua boa e estreita relação com o Wolverhampton para sugerir a contratação de Miranda. O zagueiro avaliou o negócio e preferiu não tomar nenhuma decisão no meio da temporada europeia. Novos planos serão traçados depois da Copa América, com a Inglaterra ainda na mira, mas com uma perspectiva mais otimista na Inter após a saída do técnico Luciano Spalletti, responsável direto pela diminuição das chances do brasileiro na equipe italiana, e a chegada de Antonio Conte.

Uma certeza é que Miranda ainda não pensa em voltar ao Brasil - foi revelado pelo Coritiba e teve passagem vitoriosa de cinco anos pelo São Paulo. O defensor recebeu inúmeras sondagens e propostas nos últimos anos, mas rejeitou todas até agora. Ele acredita que ainda pode jogar em alto nível na Europa.