Tite erra ao convocar Willian para vaga de Neymar? Blogueiros opinam
O meia-atacante Willian foi o escolhido de Tite para substituir Neymar, cortado da seleção brasileira após sofrer uma lesão no tornozelo. O jogador do Chelsea havia perdido espaço com o treinador depois da Copa do Mundo da Rússia, mas volta a ganhar uma chance na Copa América.
Para os blogueiros do UOL Esporte, Willian não era o nome ideal para substituir Neymar. Vinícius Júnior, Lucas Moura, Dudu até Malcom foram citados por eles. E você, quem levaria?
Mais do mesmo. O nome era Vinicius Júnior, até para trazer a torcida pra perto. Essa "lealdade" do Tite... Ainda assim, o grupo segue forte e favorito ao título continental.
Willian é bom jogador, ninguém duvida. Mas esse talvez seja o único ponto a seu favor. Não atravessa grande fase. Está na reserva do Chelsea. Quem joga é o Pedro. E sua relação com a Seleção Brasileira é muito desgastada. Já teve boas atuações, mas nunca se firmou e se destacou como todos esperavam. É mais do mesmo. É mais um da panela que chega. Vinicius Jr seria sangue novo, para pegar costume com o ambiente. Lucas Moura, embora não seja mais moleque, não deixaria de ser uma novidade. Fez uma boa temporada e merecia uma oportunidade. Até o Dudu, grande jogador do Palmeiras nos últimos anos, também merecia mais essa convocação do que o Willian. Mas o Tite prefere insistir nas suas convicções e detonar seu arsenal de escolhas impopulares. (LEIA MAIS)
Acho que o Tite continua querendo ganhar a qualquer custo e por isso abre mão de renovar. Melhor que o Willian seria o Lucas Moura, o Dudu, mas, principalmente, o Vinicius Júnior para ganhar casca.
Eu levaria Lucas Moura. Ou Dudu. Vinícius Júnior poderia ser lembrado não fosse a lesão. Malcom até poderia ser. Willian eu não levaria. Mas se compreende pela experiência. (LEIA MAIS)
Lucas Moura. Mas Tite quer seguir cercado de experientes supostamente mais cascudos para preservar o emprego, ao que parece.
Em 2003, Tite foi demitido do Grêmio, após alguém vazar o áudio em que um dirigente o acusava de proteger os jogadores Luis Mário, Rodrigo Fabri e Ânderson Lima. Eram as "ovelhinhas" de Tite.
Em 2019, Tite continua com dificuldades de desapegar de jogadores que renderam bem em certa época. Que estiveram ao seu lado.
É o caso de William, a nova ovelhinha, convocado para o lugar do Menino Ney, aquele cuja vida é dura e que tem direito a papai no vestiário.
Aliás, não é bem o caso. Afinal, Willian, ao contrário das ovelhas Sheik e Romarinho, pouco fez de útil com Tite. E nem com Felipão. São duas Copas sem sucesso. Sem os erros de Fernandinho, mas sem nada de marcante.
É mais um trintão convocado. Daniel Alves, Thiago Silva, Miranda, Filipe Luís, Fernandinho...
Por que não Vinícius Jr, que ele chegou a chamar e depois cortou, por contusão?
Por que não Dudu, o melhor jogador do terceiro campeonato mais importante do mundo? Foi o Tite que falou, não eu.
Por que não o Lucas que fez, na Liga dos Campeões, o que nenhum brasileiro fez?
Não sou muito fã de Lucas, mas poderia surpreender. Que surpresa se pode esperar de Willian?
O bom da convocação de Willian é que não teremos Taison ou Fred, que devem acender uma vela a Tite diariamente por poderem colocar uma Copa no currículo.
Mas o pastor Tite não gosta de surpresas. Gosta de ovelhinhas. (LEIA MAIS)
Tite foi muito conservador, trouxe um jogador que não está em seu melhor momento, mas que está bem adaptado ao estilo da seleção. Eu teria tentado algo novo, como Dudu. A dinâmica do palmeirense, tanto individualmente como coletivamente, atacando e ajudando na marcação, seria útil. Tite poderia ter aproveitado a ocasião para tentar construir uma nova opção. Preferiu a segurança.
Eu chamaria Vinicius Junior. Porque criaria um fato novo e porque é um jogador que muda jogo no segundo tempo.
Willian é continuidade. Não é absurdo, mas tem acrescentado pouco.
Sua temporada foi correta. Mais na Liga Europa, onde foi campeão, o único do Chelsea a jogar todas as partidas e com a liderança de assistências do torneio.
Mas em relação ao clima que se cria, a contagiar a torcida, Willian não comove e Tite perde uma oportunidade de tornar o ambiente mais feliz e aumentar a curiosidade em relação à seleção brasileira.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.