Inglaterra vence Suíça nos pênaltis e fica em terceiro na Liga das Nações
Inglaterra e Suíça entraram em campo na manhã de hoje (09) para definir quem ficaria com o terceiro lugar da Liga das Nações. E não foi fácil para definir quem ocuparia o posto. Após empate em 0 a 0 no tempo normal, a partida foi para a prorrogação e ambas as equipes não conseguiram alterar o placar. Na decisão por pênaltis, brilhou a estrela do goleiro Pickford, que defendeu a cobrança de Drmic para colocar a Inglaterra na terceira colocação do torneio.
Pickford marca de pênalti e salva Inglaterra ao defender cobrança
O goleiro Pickford não foi ameaçado durante os 120 minutos de partida contra a Suíça. Após um jogo tranquilo, brilhou a estrela do defensor nas penalidades: ele converteu a última cobrança da série normal ao bater forte no canto esquerdo de Sommer e defendeu a cobrança de Drmic na série alternada, garantindo o terceiro lugar para a Inglaterra
Sterling não repete boas atuações do City
O atacante Raheem Sterling não foi nem sombra do jogador que encantou os ingleses nesta temporada com a camisa do Manchester City. O atleta teve boas oportunidades para balançar a rede, mas não conseguiu converter as chances.
Harry Kane tem atuação apagada
Após voltar aos gramados na final da Liga dos Campeões depois de um longo período afastado por lesão, Harry Kane, assim como na final europeia, teve atuação apagada. O atacante participou de dois bons lances antes dos 20 minutos de jogo e quase balançou a rede em um deles. Contudo, ele caiu de ritmo rápido e passou o resto da partida apagado, sendo substituído aos 18 minutos da segunda etapa.
Atuação da Inglaterra
A Inglaterra chegou à disputa de terceiro lugar após ser eliminada pela Holanda na prorrogação. No entanto, o time inglês mostrou que não sentiu a derrota e dominou a partida desde o início. As principais oportunidades foram criadas pela equipe do técnico Gareth Southgate, mas a falta de capricho na hora de concretizar as jogadas tornou tudo mais difícil para a seleção inglesa. O destaque da partida durante os 120 minutos de bola rolando foi o meia-atacante do Tottenham Dele Alli, que levou perigo ao gol de Sommer em cabeçadas e se movimentos bastante no setor ofensivo.
Atuação da Suíça
A Suíça vinha fazendo boa campanha até encontrar pela frente a seleção portuguesa liderada por Cristiano Ronaldo. E, ao que tudo indica, a derrota pesou no moral do elenco suíço, que foi amplamente dominado durante toda a partida contra a Inglaterra. A partida só chegou até a prorrogação mais por incompetência dos ingleses que por mérito dos suíços.
Cronologia do jogo
A Inglaterra começou a partida com tudo e por pouco não abriu o placar logo no início. Lingard deu bom toque em profundidade para Harry Kane. O atacante do Tottenham deu boa cavadinha para tirar de Sommer, mas a bola, caprichosamente, bateu na trave. Mais tarde, Kane teve seu momento garçom e colocou Sterling na cara do gol, mas Sommer impediu o gol do jovem do City. Aos 28 minutos, Sterling furou a bola e perdeu outra boa chance de abrir o placar.
Dele Alli cabeceou muito bem aos 34 minutos, mas a bola passou por cima do gol de Sommer. Seferovic, aos 38, desperdiçou boa chance após contra-ataque rápido da Suíça.
Já na segunda etapa, a Inglaterra seguiu tomando a iniciativa do confronto. Harry Kane cabeceou bola com perigo, mas viu a arbitragem anular o lance após flagrar uma falta do atacante no lance. A resposta da Suíça veio em contra-ataque: Shaqiri partiu em velocidade e rolou para Xhaka finalizar de fora da área, mas Pickford mandou para escanteio.
Sterling também desperdiçou chance clara após cruzamento para a área da Suíça. O atacante ficou pedindo pênalti alegando ter sido empurrado, mas a arbitragem sequer usou o VAR para checar o lance. Callum Wilson, que entrou na vaga de Kane, chegou a marcar para a Inglaterra, mas o árbitro viu falta do atacante na origem da jogada ao analisar o lance no VAR e anulou o gol.
A partida foi para a prorrogação e seguiu no mesmo ritmo do tempo normal: Inglaterra pressionando e Suíça retrancada. Após mais 30 minutos de jogo, a melhor chance foi de Sterling, que carimbou o travessão em cobrança de falta. No entanto, ninguém balançou as redes e a partida foi para os pênaltis.
A Inglaterra teve 100% de aproveitamento, já que Maguire, Barkley, Sancho, Sterling, Pickford e Dier converteram suas cobranças. Na série normal, Zuber, Xhaka, Akanji, Mbabu e Schar anotaram seus gols, mas Drmic desperdiçou a penalidade na série alternada e a seleção inglesa ficou com o terceiro lugar.
15 milhões de euros em jogo
A partida que definiu o terceiro lugar da Liga das Nações também representou uma boa grana para os envolvidos. A organização do torneio vai desembolsar oito milhões de euros para premiar a Inglaterra, enquanto a Suíça ficará com sete milhões de euros.
Ficha técnica
Suíça X Inglaterra
Data: 09/06/2019
Local: Estádio D. Afonso Henriques, Guimarães (POR)
Horário: 10h (de Brasília)
Cartões amarelos: Jesse Lingard e Danny Rose pela Inglaterra e Granit Xhaka pela Suíça.
Suíça: Sommer; Fabian Schar, Manuel Akanji, Nico Elvedi, Kevin Mbabu; Granit Xhaka, Remo Freuler, Ricardo Rodriguez (Josip Drmic - 41 min do 2º tempo); Xherdan Shaquiri (Steven Zuber - 19 min do 2º tempo), Edimilson Fernandes (Denis Zakaria - 15 min do 2º tempo), Haris Seferovic (Noah Okafor - 7 min do 2º tempo da prorrogação). Técnico: Vladimir Petkovic.
Inglaterra: Jordan Pickford; Alexander-Arnold, Joe Gomez, Harry Maguire, Danny Rose (Kyle Walker - 24 min do 2º tempo); Eric Dier, Fabian Delph (Ross Barkley - 2º tempo da prorrogação), Dele Alli, Raheem Sterling, Jesse Lingard (Jadon Sancho - 2º tempo da prorrogação); Harry Kane (Callum Wilson - 29 min do 2º tempo). Técnico: Gareth Southgate.
Árbitro: Ovidiu Hategan
Assistentes: Sebastian Gheorghe e Octavian Sovre
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.