Conheça o "fantasma" peruano que persegue a seleção da Argentina
No Brasil, é comum quando um time se aproxima do rebaixamento, torcedores rivais aparecem fantasiados por estádios em tom de corneta. É o "fantasma da Série B", que já rondou várias regiões do país ameaçando equipes que podem cair. E no Peru, a mesma vestimenta carrega uma brincadeira mais antiga com a seleção da Argentina.
Na manhã de ontem (13), quando os peruanos trabalhavam no CT Parque Gigante, do Inter, de olho na estreia pela Copa América marcada para sábado, contra a Venezuela, o fantasma apareceu.
Como o local de trabalho do Colorado dá vista para Avenida Edvaldo Pereira Paiva, por ali se postaram os torcedores peruanos, aproximadamente 20, e entre eles a figura. Mas em vez da "B", a inscrição na roupa branca era "69".
Em vez de "cornetar" clubes, a brincadeira é com a seleção argentina. O número é alusivo ao ano de 1969, quando o Peru empatou com a Argentina por 2 a 2 em La Bombonera, deixando o país de Messi fora da Copa do Mundo do México, em 1970, que acabou conquistada pela seleção brasileira.
Foi em 31 de agosto, com dois gols de Oswaldo "Cachito" Ramírez, o placar igual que colocou os peruanos na Copa e deixou os argentinos fora em um jogo tenso e dramático para os hermanos. Até hoje, foi a única vez que a Argentina ficou fora de uma Copa do Mundo por não passar pelas Eliminatórias. Em 1934, 1938, 1950 e 1954, eles não participaram por opção.
O Peru acabou avançando às oitavas de final da Copa de 70, sendo eliminado pelo Brasil ao perder por 4 a 2.
Por isso, o ano é lembrado pelos peruanos para provocar os rivais sempre que as duas seleções podem se enfrentar, ainda que a maior rivalidade deles seja com o Chile.
Nesta Copa América, o duelo não irá ocorrer na primeira fase. O Peru está no grupo A com Brasil, Bolívia e Venezuela. A Argentina está no B com Qatar, Colômbia e Equador. Porém, pode ocorrer nas quartas de final, caso ambos avancem.
No campo do CT Parque Gigante, Ricardo Gareca comandou um treinamento que foi aberto apenas durante os 10 primeiros minutos. Em seguida, a atividade foi fechada. Paolo Guerrero, Cueva, Trauco, todos estiveram presentes.
Na sexta-feira, os torcedores peruanos prometem fazer uma grande festa na frente do hotel que serve de concentração para o selecionado. A presença e a animação deles contrasta com a ausência de venezuelanos, devido a crise pela qual passa o país.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.