Como Neymar e o efervescente PSG podem afetar o mercado da bola
O recado do presidente do PSG, Nasser Al Khelaifi, foi claro: jogadores que não estiveram compromissados com o projeto do clube devem procurar outro destino para jogar. Ninguém foi nominalmente citado, mas a declaração recente do mandatário colocou mais pimenta em um mercado da bola ainda cercado de indefinições.
Jogadores como Daniel Alves, Di Maria e Draxler já estavam cotados para deixar o clube, mas as palavras de Al Khelaifi, em conjunto com a publicação no mesmo dia de uma reportagem do "L'Equipe" dizendo que o PSG estava disposto a negociar Neymar, aumentaram ainda mais a expectativa por uma grande reformulação no elenco.
Neste cenário, Neymar passou a integrar um já grande grupo de estrelas que podem protagonizar megatransferências e criar um efeito dominó no mercado. Mais do que isso, o brasileiro passou a exercer papel chave e os próximos desmembramentos dependem muito da definição de seu futuro.
A princípio, a transferência de Neymar não é simples. O PSG deu indicações de que facilitaria sua saída, mas tudo depende também de uma boa oferta. Neste momento, o clube que surge como destino possível do brasileiro é o Barcelona, embora um acerto para o seu retorno tenha que passar por cima de empecilhos.
Apesar de Neymar manter o prestígio e amizades no vestiário do clube catalão, há precaução em uma investida por causa do valor que precisaria ser desembolsado com a transferência e os salários do jogador, que hoje ultrapassam os patamares praticados na Espanha. Existe ainda uma dívida de 26 milhões de euros entre Barcelona e o brasileiro, referentes a um prêmio por renovação de contrato em 2016, que é motivo de disputa judicial.
Feitas as ressalvas, um possível retorno do atacante ao Barcelona, segundo informações da imprensa espanhola, envolveria a liberação de jogadores para o PSG. Neste sentido, o jornal espanhol "AS" publicou que uma das prioridades do novo diretor esportivo do time francês, Leonardo, é a contratação do meio-campista Philippe Coutinho. Assim, a negociação poderia ter início envolvendo os dois brasileiros.
A possibilidade de Neymar jogar no Barcelona também coloca mais dúvidas em relação ao futuro de Antoine Griezmann. O atacante já anunciou a saída do Atlético de Madri, mas a demora no anúncio do novo clube já faz o favoritismo do clube catalão em sua contratação ser colocado em xeque. Caso Neymar feche com o Barcelona, a chegada de francês passa a ser improvável.
O que mais intriga na questão do atacante francês é que, para se desligar do Atlético de Madri, será preciso pagar uma multa rescisória de 120 milhões de euros. Esse detalhe pode limitar o número de interessados, mas clubes como o PSG e o Manchester United estão atentos à possibilidade de sua contratação, principalmente no caso de saídas de estrelas. No time de Paris, Neymar seria este nome. Já nos ingleses, o meio-campista Paul Pogba pode sair.
Em entrevista recente ao jornal "The Guardian", Pogba disse que "pode ser um bom momento para um novo desafio", esquentando o interesse do Real Madrid em sua contratação. Com o "plano Neymar" cada vez mais frio e Hazard como maior estrela nas seis contratações acertadas, o time espanhol vê no meio-campista francês o nome ideal para finalizar as ações no mercado.
Assim, com quatro potenciais transferências de jogadores com avaliação próxima ou superior a 100 milhões de euros (Neymar, Griezmann, Pogba e Coutinho), o mercado da bola europeu vive a expectativa de uma primeira movimentação que desencadeará as outras. Porém, vale sempre destacar: destas, apenas a de Griezmann é garantida.
Reformulação no PSG
Mesmo se a permanência de Neymar no PSG se confirmar, o clube francês deve ser um protagonista do mercado. A declaração de Al Khelaifi e a chegada de Leonardo abrem a expectativa por ajustes para a próxima temporada e aumentam a possibilidade de saídas em uma lista que já era grande.
O presidente do clube já disse ter "200% de certeza" de que Mbappé fica e outro nome de destaque do elenco, o uruguaio Edinson Cavani, ganha força com Leonardo. Mas o goleiro Buffon já anunciou a saída, Adrien Rabiot procura clube e o lateral Daniel Alves não deve renovar. Di Maria, Draxler e Meunier também são cotados a transferências em casos de boas propostas.
Em contrapartida, o clube ainda não fechou com nenhum reforço, o que aumenta a expectativa de como será a postura do PSG no mercado com a chegada de Leonardo na direção.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.