Por que é quase impossível encontrar camisas da Copa feminina no Brasil
As camisas das seleções estão entre os assuntos de destaque da Copa do Mundo feminina de 2019, na França. As estrelas sobre os escudos dos países, por exemplo, já foram motivo de debate: Estados Unidos, Alemanha, Noruega e Japão adotam o detalhe de acordo com suas respectivas conquistas na competição, enquanto o Brasil (ainda) adota as cinco dos títulos masculinos nas Copas de 1958, 1962, 1970, 1994 e 2002.
Mas se o público no Brasil está atrás das camisas vestidas nos gramados franceses, as notícias não são boas. No mercado brasileiro, as opções de compra são bastante restritas. Fora a seleção brasileira, é quase impossível conseguir comprar um uniforme oficial nas opções nacionais de e-commerce.
Entre sites de destaque no segmento, Netshoes e Centauro disponibilizam camisas das seleções femininas. Mesmo assim, entre as 24 equipes da Copa do Mundo, apenas seis têm camisas à venda nos sites: Austrália, Brasil, Estados Unidos, França, Holanda e Inglaterra. Todas elas são fabricadas pela Nike, que também veste outras oito seleções (Noruega, Nigéria, Coreia do Sul, China, África do Sul, Canadá, Nova Zelândia e Chile) entre as que se classificaram à Copa do Mundo.
Procurada, a Netshoes disse que é dela "a responsabilidade da venda" em seu site. "Contudo, quem seleciona os produtos que a marca pode comprar são os fabricantes", explica, via assessoria de imprensa. Sem divulgar números, a empresa diz que a seleção brasileira lidera as vendas no critério, à frente das camisas francesas, norte-americanas, inglesas, holandesas e australianas.
O UOL Esporte tentou contato, sem sucesso, com assessoria da Centauro. Também procurados, os sites Só Futebol Brasil e FutFanatics não responderam até a publicação da matéria.
Alemanha ou Argentina? Não em 2019
Procurada pela reportagem, a Nike afirmou que "a coleção completa da seleção brasileira feminina" está disponível em seu site "e também em todo o restante do mercado". A empresa ainda confirmou as vendas dos uniformes de Inglaterra, Austrália, França, Estados Unidos e Holanda, tanto em e-commerce quanto em suas lojas físicas. Além disso, as peças estão disponíveis também nas lojas físicas das redes Centauro e Authentic Feet.
Desta forma, os uniformes das outras oito seleções vestidas pela Nike na Copa do Mundo feminina não estão à venda no Brasil. No mercado brasileiro, a empresa comemora a aposta na seleção feminina.
"A coleção teve uma aceitação muito positiva por toda a história, conceito e design inovador. Pela primeira vez, os uniformes da seleção feminina foram criados a partir de estudos e troca de informações com jogadoras profissionais e amadoras, pensando especificamente nos moldes do corpo feminino - seja para atletas de alta performance, seja às do dia-a-dia, ou todas as apaixonadas pelo futebol. Com o início do Mundial e, agora chegando às fases finais da competição, vemos uma curva ascendente na procura pelos produtos", explicou a Nike, sem divulgar números de vendas.
A adidas, por sua vez, veste seis seleções entre as 24 que se classificaram para a Copa do Mundo: Alemanha, Espanha, Argentina, Japão, Escócia e Suécia, todas com desenhos exclusivos - ou seja, diferentes dos utilizados nas seleções masculinas. Segundo apurou o UOL Esporte, nenhuma das equipes terá uniformes à venda no Brasil. Procurada, a fabricante não respondeu a respeito.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.