Ele atraiu Robben, fez Neuer sambar e agora rouba a cena com Rafinha no Fla
Vestindo um alinhado terno preto com um escudo bordado do Flamengo e sapatos preto e dourado detalhadamente engraxados, Mauro Lúcio Silva, mais conhecido como Tibúrcio, desviou a atenção dos presentes tanto no desembarque quanto na apresentação de Rafinha no clube. Fiel companheiro do novo reforço rubro-negro, ele já é uma figura conhecida no meio da bola, principalmente na Alemanha, onde conquistou os atletas da seleção local e o Bayern de Munique, clube que o jogador defendeu por mais de sete temporadas e foi multicampeão.
Ao lado dos irmãos e do staff de Rafinha, Tibúrcio acompanhou o treino do lateral direito no Ninho do Urubu ontem (25), a consequente primeira entrevista coletiva e, em pouco tempo, tomou conta do local.
Rapidamente identificado por jornalistas que o conheciam de outras jornadas, Tibúrcio foi convidado para testar o som da sala de imprensa e emendou o samba cantado por um grupo de pagode no desembarque de Rafinha e que viralizou nas redes sociais.
"Vamos lá, Mengão! Vamos lá, Mengão! Eu quero o Rafinha supercampeão", cantarolou o figura, modificando um pouco a letra original da canção, mas com o perdão da "licença poética" dada pelos presentes.
Apesar da forte parceria com Rafinha, Tibúrcio informou que, a princípio, não ficará com o jogador no Rio de Janeiro. Sua base será Curitiba, cidade onde vive parte da família do jogador.
Suas aparições no Ninho do Urubu e nos jogos no Maracanã, porém, deverão ser constantes, como o próprio ressaltou.
'Amuleto' do Bayern, virou amigo de Neuer e cia
Tibúrcio ficou conhecido na Copa de 2014, sediada pelo Brasil, depois de cair nas graças da seleção da Alemanha. Apareceu em fotos, ficou na concentração e protagonizou os vídeos mais descontraídos dos campeões. Em um dos mais famosos, ele aparece na praia ensinando ninguém menos que Manuel Neuer e Bastian Schweinsteiger a dançar a música "Lepo-Lepo".
Tudo isso pelo contato que ele teve com os germânicos desde 2011, quando começou a acompanhar o Bayern de Munique com o lateral Rafinha.
"Conheci o Rafinha no Coritiba, quando ele chegou na equipe júnior de lá. Ficamos amigos em 2000. Mas ele foi transferido para o Bayern de Munique em 2011, e então fiquei lá, fiz amizade com os caras e acompanhei o time", explicou.
A relação com os alemães se fortaleceu quando o técnico do Bayern na época, Josef "Jupp" Heynckes, percebeu o "potencial" de Tibúrcio como amuleto. O amigo de Rafinha assistiu a quase todos os jogos da equipe bávara, que chegou à final da Liga dos Campeões de 2011-12, mas foi surpreendida com uma derrota para o Chelsea.
"Acompanhei toda a temporada. Mas não fui nessa final e o Bayern perdeu em casa. O técnico na época até brigou com o Rafinha: 'Aquele negão de terno branco vinha todos os jogos e o Bayern não perdia. Você não trouxe ele na final e o Bayern perdeu!'. Em 2013, eu fui em todos os jogos do Bayern e eles ganharam tudo. Por isso, o Rafinha falou para eu não ir embora", contou Tibúrcio.
Acolhido por Pagodinho, animou plateia do Faustão
Mas a vida de Tibúrcio não foi só acompanhar o Bayern de Munique. Ele tinha duas casas: o Brasil e a Alemanha. O carioca de nascimento chegou a morar nas ruas e foi acolhido por Zeca Pagodinho. Graças a esse contato com o sambista, Tibúrcio foi parar no Faustão em 2008 e virou animador da plateia desde então.
"O Faustão até brinca comigo, me chama de garoto pingue-pongue: 'Curitiba enjoa, manda para Alemanha, Alemanha enjoa, manda para mim'. Ele sempre brinca. Fico lá e cá, meio a meio", disse Tibúrcio.
Até Guardiola já teria feito proposta a Tibúrcio
Pep Guardiola, hoje técnico do Manchester City (ING), conheceu Tibúrcio na Alemanha. Segundo o animador, o treinador teria feito um convite para acompanhá-lo no time de Gabriel Jesus.
"Eu tenho boa amizade com Guardiola e ainda não fui em jogos do Manchester City. Mas ele já falou: "Tibúrcio vai para o City". Eu não quis, fiquei com o Bayern e agora estou pensando seriamente em ir para lá. Conheço o Fernandinho já", disse ao UOL Esporte em 2017.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.