Do Barcelona à desistência do CSA: a vida de Keirrison nos últimos dez anos
Na última década, alguns jogadores brasileiros passaram pelo Barcelona e obtiveram sucesso com a camisa do clube catalão. Neymar e Daniel Alves são alguns exemplos de atletas que conseguiram grandes conquistas atuando na Espanha. Contudo, nem todos superaram as adversidades e alcançaram a glória.
O mês de julho marca os dez anos que o atacante Keirrison foi contratado pelo Barcelona para tentar repetir na Espanha o excelente desempenho que vinha apresentando no Brasil.
Após três boas temporadas pelo Coritiba, em que chegou a ser artilheiro do Campeonato Brasileiro e revelação do torneio, o atacante teve uma passagem rápida, mas de destaque, pelo Palmeiras e foi logo negociado. Mas a promessa nunca chegou a vestir de fato a camisa do clube catalão.
Keirrison foi emprestado para o Benfica, enfrentou forte concorrência no clube português e entrou em campo em apenas sete oportunidades. Então, foi envolvido em nova transferência, desta vez para atuar pela Fiorentina. Na Itália, a situação do brasileiro também não deslanchou. Foram 22 partidas pelo clube e apenas dois gols marcados.
Sem se firmar na Europa, o atacante voltou ao Brasil e conviveu com lesões que atrapalharam a sua carreira. Desde 2010, vestiu as camisas de Santos, Cruzeiro, Coritiba e Londrina. Teve até uma passagem relâmpago pelo clube português Arouca, em 2017, quando entrou em campo apenas duas vezes.
Na última semana, Keirrison negociou com o CSA para ser reforço para a sequência do Campeonato Brasileiro. Contudo, o período que precisaria para entrar em forma era acima do esperado.
"O Departamento Médico do Centro Sportivo Alagoano (CSA), em conjunto com o departamento de futebol profissional e a preparação física, entende que o atleta Keirrison de Souza Carneiro terá um tempo de preparação superior ao desejado pela equipe e por esse motivo informamos que não teremos tempo hábil para esperar. O campeonato exige uma integração imediata", comunicou o clube alagoano.
Lesões e problemas particulares
No início de sua carreira, o início arrasador do atacante fez com que ele fosse cogitado como um futuro potencial para a seleção brasileira. Para se ter ideia, de 2006 até o meio de 2009, quando foi vendido pelo Palmeiras, Keirrison fez 130 jogos e marcou 69 gols. De lá para cá, ele disputou 140 partidas e marcou 28 gols.
Mas se a ida precoce para a Espanha o atrapalhou, outros fatores também comprometeram a sua carreira. O atacante lidou com diversas lesões desde que retornou ao Brasil. Em dezembro de 2011, sofreu contusão séria no joelho durante um treinamento. Passou por cirurgia, e, quando ensaiava o retorno, teve uma nova ruptura ligamentar no joelho direito, em agosto de 2012. Sem atuar durante mais de um ano, o jogador pensou em desistir do futebol, mas acabou insistindo.
Os problemas nos joelhos seguiram acompanhando o atacante ao longo de sua carreira, que também enfrentou drama fora dos gramados. Quando estava no Coritiba tentando reencontrar sua melhor fase, Keirrison teve que lidar com a perda do filho de apenas dois anos, que morreu repentinamente, vítima de uma virose.
Atualmente, Keirrison está com 30 anos, sem clube, e não entra em campo desde a temporada passada. Sua última partida foi no dia 26 de maio, pela Série B, com a camisa do Londrina.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.