Repórter quebra segredo de treino do Chile, mas recebe elogios de Rueda
Todos os segredos da seleção chilena que enfrenta a Colômbia hoje (28), às 20h (de Brasília), na Arena Corinthians, acabaram revelados pelo repórter Cristian Barrera, do jornal La Tercera. O profissional de imprensa conseguiu assistir a todo o treinamento de quarta-feira (26), devidamente fechado para o acesso da imprensa, e detalhou a preparação do bicampeão da Copa América para o duelo válido pelas quartas de final do torneio.
Estratégias como o posicionamento dos atletas e a prática de cobranças de pênaltis estamparam o jornal e, segundo apurou o UOL Esporte, irritou membros da cúpula da delegação, o Comitê Organizador Local e a Conmebol (Confederação Sul-Americana). A entidade responsável por gerir a competição, inclusive, repreendeu informalmente o profissional.
Enquanto as autoridades advertiram o profissional do jornal chileno, o técnico Reinaldo Rueda tratou de parabenizá-lo, surpreendendo aos presentes na sala de imprensa do estádio corintiano. "É o trabalho de vocês. São jornalistas e penso que fez o que lhes corresponde. É a profissão e quero dar os parabéns por fazer um grande trabalho", declarou na quinta.
"Não vou falar sobre o time. Todos os colegas colombianos estão aqui, e os jornalistas chilenos são muito inquietos e estão entregando muitas informações aos colombianos [risos]", brincou Rueda, sem mostrar publicamente um maior incômodo pelo "espião" da imprensa do país.
O jornalista conseguiu observar todo o treinamento realizado no CT do São Paulo, que já foi alvo de polêmicas por causa de "espionagem". Os treinadores do time tricolor paulista não gostam nem sequer de liberar o acesso da imprensa para as arquibancadas para que as linhas do time no campo sejam notadas.
Um caso que chamou a atenção foi em 2017, quando Cuca dirigia o Palmeiras. O técnico trocou indiretas com o então comandante são-paulino, Rogério Ceni, de que os prédios vizinhos poderiam servir para que os treinamentos fossem observados. Na época, chegou-se até a supor que um drone teria sido utilizado para captar imagens dos trabalhos dos jogadores.
Neste ano, o técnico Cuca, agora no São Paulo, tentou despistar a montagem do time para a final do campeonato. Ele não abriu os treinamentos antes da decisão com o Corinthians, quando não poderia contar com o lesionado Liziero. Mas o mistério acabou quando um repórter da TV Gazeta viu a atividade e observou a presença de Jucilei entre os titulares.
FICHA TÉCNICA
COLÔMBIA x CHILE
Data: 28 de junho de 2019, sexta-feira
Horário: 20h (horário de Brasília)
Competição: Copa América (quartas de final)
Local: Arena Corinthians, em São Paulo (SP)
Árbitro: Néstor Pitana (ARG)
Assistentes: Hernan Maidana e Juan Belatti (ambos da ARG)
VAR: Fernando Rapallini (ARG)
COLÔMBIA: Ospina; Medina (Arias), Davinson Sánchez, Mina e Tesillo; Barrios e Uribe; Cuadrado; James Rodríguez e Róger Martínez; Duván Zapata (Falcao). Técnico: Carlos Queiroz
CHILE: Arias; Isla, Gary Medel, Maripán e Beausejour; Pulgar, Aránguiz e Arturo Vidal; Fuenzalida, Vargas e Alexis Sánchez. Técnico: Reinaldo Rueda
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.