Topo

Palmeiras

O que ensaios de Felipão mostram sobre Palmeiras para volta após C. América

Willian está à disposição de Felipão, mas terá que batalhar por vaga no time titular - Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação
Willian está à disposição de Felipão, mas terá que batalhar por vaga no time titular Imagem: Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação

Leandro Miranda

Do UOL, em São Paulo

02/07/2019 04h00

Os primeiros ensaios do Palmeiras na preparação para a sequência da temporada sinalizam que Luiz Felipe Scolari vai manter a base do time que encerrou o primeiro semestre em grande fase. Mesmo tendo à disposição o retorno de jogadores importantes, que já foram destaque em passado recente, como Gustavo Scarpa e Willian, o treinador deve apostar na manutenção dos titulares que já vinham atuando.

A equipe que começou o jogo-treino contra o Oeste, vencido por 2 a 1 no último sábado, foi exatamente a mesma que bateu o Avaí na última rodada do Campeonato Brasileiro antes da parada para a Copa América: Weverton; Marcos Rocha, Antônio Carlos, Edu Dracena e Diogo Barbosa; Felipe Melo, Bruno Henrique e Lucas Lima; Dudu, Zé Rafael e Deyverson.

Desta escalação, as únicas trocas imediatas devem ser na zaga. Com Luan recuperado de problema muscular e Gustavo Gómez de volta da seleção paraguaia, é natural que eles formem novamente a dupla principal na defesa alviverde, após baterem a marca de 1.000 minutos seguidos sem levar gol atuando juntos neste ano.

Nos outros setores, a "espinha dorsal" de Felipão, como o próprio treinador já definiu a base do time, está bem consolidada. Tanto que Scarpa, artilheiro do time na temporada com sete gols e que sofreu lesão em maio, a princípio terá que batalhar novamente por uma vaga, após boa sequência de Lucas Lima como titular na reta final do semestre. Na frente, Willian, xodó da torcida e recuperado de cirurgia no joelho que o tirou de ação por seis meses, encara a concorrência principalmente de Zé Rafael, que tomou conta da ponta esquerda após entrar no time.

Por outro lado, oportunidades não faltarão para o elenco, já que o rodízio deve ser intensificado daqui até o final do ano. Com o Palmeiras brigando em três frentes - Brasileirão, Copa do Brasil e Libertadores -, Felipão repetirá a estratégia do ano passado de mudar bastante o time de jogo para jogo. O Verdão tem hoje 34 atletas no grupo profissional, número considerado acima do ideal pelo treinador.

O amistoso de amanhã contra o Guarani, às 19h, em Campinas, será mais uma mostra das ideias que Felipão pensa para manter o Palmeiras no ritmo impressionante do primeiro semestre. A principal dúvida é a presença do lateral esquerdo Diogo Barbosa, que não treinou no campo ontem por conta de uma pancada sofrida no jogo-treino com o Oeste.

Palmeiras