Topo

Santos

Gol do ano e melhor passador em Portugal: como foi Evandro na Europa

Evandro comemora gol marcado pelo Hull City - Hull City AFC
Evandro comemora gol marcado pelo Hull City Imagem: Hull City AFC

Eder Traskini

Colaboração para o UOL, em Santos

03/07/2019 04h00

O meia Evandro, mais novo reforço do Santos para a temporada 2019, está distante de terras brasileiras desde 2010. O jogador deixou o Brasil com 24 anos e só retorna agora, aos 32. A grande pergunta que a torcida santista fez foi: como foi a passagem do meio-campo pela Europa?

Para responder a questão, o UOL Esporte buscou números e premiações recebidas pelo jogador que mostram que ele é um jogador diferente daquele que atuava no Brasil e pode se encaixar muito bem na equipe de Jorge Sampaoli.

Convocado para as seleções brasileiras de base, Evandro foi revelado pelo Athletico-PR e passou por Goiás, Palmeiras, Atlético-MG e Vitória, antes de aceitar uma proposta para atuar no Estrela Vermelha, da Sérvia, onde ficou dois anos. No entanto, foi no Estoril Praia, de Portugal, que o meia viveu seus melhores momentos.

O novo jogador do Santos ajudou o time a conseguir o quinto lugar no nacional logo quando chegou ao clube. Na temporada seguinte, em 2013/14, foi fundamental para o Estoril chegar pela primeira vez em sua história à fase de grupos da Copa da Uefa.

Naquela mesma temporada, comandou o meio-campo dos portugueses na campanha histórica que fez com que o Estoril terminasse na quarta colocação, atrás apenas dos gigantes Sporting, Porto e Benfica. Evandro foi o melhor passador do Campeonato Português naquele ano, atuou em 43 partidas, marcou 13 gols e deu dez assistências.

O desempenho chamou atenção do Porto, que pagou 2,5 milhões de euros para tirá-lo do Estoril. Pelo Porto, o meia disputou duas Ligas dos Campeões, mas acabou não tendo sequência e aceitou o convite de seu antigo treinador do Estoril para se juntar ao Hull City, que ainda disputava a Premier League.

Foram três temporadas, as últimas duas na Championship (segunda divisão da Inglaterra), atuando no Hull City. Na última, foram 23 jogos e três gols marcados em uma temporada que acabou atrapalhada por uma lesão no músculo posterior da coxa direita, que o tirou de combate por dois meses. Evandro fez o tratamento com o fisioterapeuta Bruno Mazziotti, que trabalhou com a seleção brasileira na Copa do Mundo da Rússia e hoje está no PSG.

Ainda assim, Evandro teve dois gols eleitos como os mais bonitos do mês no campeonato e um deles venceu como o mais bonito do campeonato: um belo voleio, quase da pequena área.

Mais ofensivo, Evandro pode atuar até como segundo volante dentro do esquema que o técnico Jorge Sampaoli gosta de usar - com bastante chegada ao ataque. O jogador já chegou a atuar assim no Palmeiras, por exemplo. A apresentação do novo reforço está marcada para hoje, no CT Rei Pelé.

Santos