Quem soma mais títulos entre os 4 grandes de SP? Veja briga pela hegemonia
Quando o goleiro Cássio ergueu a taça do Campeonato Paulista há pouco mais de dois meses, o Corinthians virou o protagonista de uma situação inédita. Com 52 títulos conquistados, o clube abriu a maior vantagem da história sobre os rivais Palmeiras, Santos e São Paulo.
A vantagem corintiana passou a ser de seis troféus em relação a Palmeiras e Santos, que somam 46 títulos cada. O São Paulo vem em seguida, com 40 taças erguidas ao longo de sua história.
Para mostrar a briga pela hegemonia, o UOL Esporte fez um vídeo com as conquistas dos quatro clubes desde o começo do século passado. O gráfico traz à tona a acirrada disputa entre os rivais - foram computados títulos de competições oficiais organizadas por Fifa, Conmebol, CBF e FPF.
O Corinthians é o time que mais tempo conseguiu ficar na liderança. O clube sustentou uma liderança até 1963, mas viu o Santos assumir o posto durante a Era Pelé. A partir dali, santistas e palmeirenses passaram a disputar a ponta.
No começo da década de 1990, marcada pela parceria entre Palmeiras e Parmalat, o clube alviverde assumiu a liderança pela primeira vez na história. Paralelamente, o São Paulo conseguiu se aproximar dos rivais em meio às conquistas sob o comando de Telê Santana.
Em 1993, por exemplo, o Corinthians já havia caído para a quarta posição. Nos anos seguintes, a briga se tornou ainda mais acirrada, pois os quatro clubes emendaram conquistas.
O Palmeiras se manteve na liderança até 2009, quando o Corinthians, com dois títulos na temporada com Ronaldo no time, voltou à ponta. Dali em diante, o time corintiano passou a abrir vantagem, até as seis taças de diferenças atuais.
Vale ressaltar que o Corinthians, clube mais antigo entre os rivais, leva vantagem na média de títulos conquistados. São 0,48 taça por ano, desde 1910. O São Paulo, fundado em 1930, tem média de 0,45. O Palmeiras, que é de 1914, conquistou 0,44 título por temporada. Fundado em 1912, o Santos tem média de 0,43.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.