Cruzeiro supera crise, vence Atlético-MG e fica perto de semi na Copa do BR
O Cruzeiro não tomou conhecimento do Atlético-MG e, mesmo em momento conturbado fora de campo, venceu o rival por 3 a 0 hoje, no Mineirão, pelo jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil. Pedro Rocha, Thiago Neves e Robinho marcaram para o mandante, que deixou o campo ao som dos gritos de olé de sua torcida.
Com o resultado, a Raposa pode até perder por dois gols de diferença na partida de volta que garante a classificação para as semifinais. O Galo precisa vencer por três de diferença para levar para os pênaltis ou por vantagem maior para avançar. O segundo confronto será na próxima quarta-feira (17), às 19h15 (de Brasília), na Arena Independência.
Antes, as duas equipes entram em campo pelo Brasileirão. O Cruzeiro recebe o Botafogo no domingo, mesmo dia em que o Atlético visita a Chapecoense.
O melhor: Pedro Rocha faz jus a rótulo
Pedro Rocha foi o nome do jogo. Escalado no lugar de Fred, que ficou no banco de reservas, o atacante fez um golaço em um chute de perna canhota da intermediária e participou diretamente do segundo gol, feito por Thiago Neves. Ele deu assistência para o camisa 10, deixando-o livre na cara do gol. Esta não é a primeira vez que o jogador brilha diante do Atlético em um jogo de Copa do Brasil. Na final do torneio, em 2016, quando ainda defendia as cores do Grêmio, foi decisivo para a vitória dos gaúchos.
O pior: Luan faz partida desastrosa e é sacado
Substituído por Rómulo Otero no intervalo da partida, Luan foi o pior em campo. O atacante cometeu muitos erros na criação de jogadas. Não à toa, só acertou 69% dos passes que tentou e foi presa fácil para a marcação do Cruzeiro. Ele deixou o campo no intervalo por opção da comissão técnica.
Alerrandro ganha chance, mas não chuta a gol
O jovem Alerrandro foi o escolhido de Rodrigo Santana para a vaga de Ricardo Oliveira, que ficou no banco de reservas. O garoto nem sequer chegou a finalizar contra o gol de Fábio e foi muito aquém do que se esperava dele. Esta é a sua segunda chance como titular seguida. Antes da parada para a Copa América, o centroavante havia atuado entre os prediletos da comissão técnica no empate por 1 a 1 contra o São Paulo.
Thiago Neves volta a marcar contra o Atlético-MG
Thiago Neves costuma provocar o Atlético-MG nas conquistas do Cruzeiro. O camisa 10 voltou a balançar as redes do arquirrival na partida de hoje. Ele aproveitou ótimo passe de Pedro Rocha e, livre de marcação, concluiu para a meta. O meia volta a marcar contra o Galo após pouco mais de um ano e três jogos de jejum. A última vez havia sido em 8 de abril de 2018, quando ele marcou um dos gols na vitória por 2 a 0 na final do Campeonato Mineiro.
Robinho faz gol em clássicos após jejum
Robinho voltou a deixar a sua marca em um clássico contra o Atlético-MG depois de nove partidas de jejum. O meia-atacante de 31 anos aproveitou falha de Victor e rebote de Réver para estufar a rede. O último gol do meia-atacante contra o arquirrival ocorreu em 18 de setembro de 2016, justamente em seu primeiro clássico mineiro. De lá para cá, nove confrontos contra o Galo se passaram, todos sem gols do atleta.
Cruzeiro aguarda momentos certos para ser fatal
O bom momento do Atlético durou só dez minutos. Até então, o Cruzeiro cadenciava a partida e aguardava o melhor momento para dar o bote. O ataque mais veloz da Raposa deixou a zaga atleticana perdida. Assim, o time mandante pôde colocar em prática o estilo que Mano mais gosta. Era só roubar a bola, escapar com toques rápidos e chegar ao gol de Victor. Foi assim que Thiago Neves foi presenteado por Pedro Rocha e marcou o segundo. Na etapa final, em uma das sucessivas bobeadas na saída de bola atleticana, Robinho teve duas chances para fazer. Aproveitou a segunda e deu números finais ao confronto.
Atlético muda formação, fica mais lento
Rodrigo Santana escalou o Galo em um 4-1-4-1, com Zé Welison na marcação e Elias ajudando a linha mais ofensiva. A formação deslocou Cazares para o lado esquerdo, e o meia praticamente não produziu. Além disso, o time apresentou espaços demais em campo e não conseguiu sair jogando na maioria dos lances. Equivocado nas transições, entregava a bola com facilidade e sofria com as ofensivas rivais. Esse foi o cenário dos gols de Thiago Neves e de Robinho.
Cruzeiro provoca rival com faixa antes do jogo
Não faltou provocação no clássico. Na entrada das equipes em campo, uma grande bandeira foi erguida na parte central das cadeiras. Nela, estava a imagem da taça da Copa do Brasil e a faixa "Seis de Copas". O número se refere à quantidade de títulos celestes no torneio, recordista da competição, mas não deixa de ser uma alusão ao histórico 6 a 1 sobre o arquirrival.
CRUZEIRO 3x0 ATLÉTICO-MG
Motivo: quartas de final da Copa do Brasil (ida)
Data/Hora: 11/07/2019, às 20h (de Brasília)
Local: Mineirão, em Belo Horizonte
Árbitro: Raphael Claus (SP)
Assistentes: Marcelo Van Gasse (SP) e Danilo Simon Manis (SP)
VAR: Alício Pena Júnior (BR)
GOLS: Pedro Rocha, 12'1ºT (1-0), Thiago Neves, 26'1ºT (2-0), Robinho, 9'2ºT (3-0)
CRUZEIRO: Fábio; Lucas Romero, Léo, Dedé e Egídio; Henrique, Ariel Cabral; Thiago Neves (David), Robinho (Fred) e Marquinhos Gabriel; Pedro Rocha (Jadson). Técnico: Mano Menezes.
ATLÉTICO-MG: Victor; Patric, Réver, Igor Rabello e Fábio Santos; Zé Welison (Jair), Elias; Cazares (Geuvânio), Chará, Luan (Otero); Alerrandro. Técnico: Rodrigo Santana.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.