Grêmio retoma lema de Renato para mata-mata com decisão fora de casa
Renato Gaúcho é um frasista incorrigível. Na terceira passagem pelo Grêmio, o treinador já se mostra mais sóbrio e solta menos declarações polêmicas - na comparação com 2010 e 2013. Ainda assim, é a prosódia do ídolo que embala o time para o duelo com o Libertad, do Paraguai, hoje (25), em Porto Alegre. O lema tricolor no início das oitavas de final da Libertadores saiu da boca do técnico: levar menos problema possível para o segundo jogo.
Grêmio e Libertad se enfrentam às 21h30 (horário de Brasília), na Arena. A partida terá transmissão exclusiva no Facebook, pela plataforma Facebook Watch.
O bordão de Renato é antigo, já foi usado na campanha da Copa do Brasil de 2016, Libertadores de 2017 e também ao longo de duelos mata-mata do ano passado. Mas voltou com tudo às vésperas do confronto com o Libertad. O dia a dia do Grêmio comprova.
"Vamos tentar surpreender eles para levar quanto menos problema possível para lá", disse André. "Uma coisa importante que o grupo fala, e que eu aprendi também, é que quanto menos problema a gente levar daqui para fora, melhor", reiterou Jean Pyerre.
As declarações espontâneas, em meio às respostas sobre o jogo, revelam que o lema foi citado por Renato Portaluppi nos últimos dias. A expressão busca alertar os jogadores para o nível de concentração necessário em campo.
"(Se) Dar uma rateada, uma bobeira, pode comprometer para o segundo jogo", resumiu Jean Pyerre. "O Renato diz que tem que falar todo dia para o jogador, porque ele esquece, então está sempre repetindo isso aí", acrescentou André.
Assim que chegou ao Grêmio, em setembro de 2016, Renato Gaúcho tratou de injetar confiança no grupo. E aos poucos foi adicionando hábitos que se juntaram e formaram uma espécie de cartilha para decisões. A repetição de padrões se tornou uma rotina do elenco antes de jogos decisivos, em confrontos eliminatórios.
A frase "quanto menos problema levar para o segundo jogo, melhor" nasceu exatamente em cima da ideia de que o Grêmio precisa criar vantagem. A caminhada dos títulos recentes comprova: na maioria dos avanços em mata-mata, o time gremista conseguiu estabelecer resultado no jogo de ida.
As duas exceções ocorreram em semifinal. Em 2017, na Copa do Brasil, o Grêmio venceu o Cruzeiro em Porto Alegre, perdeu em Belo Horizonte e foi eliminado nos pênaltis. No ano passado, a equipe de Renato ganhou do River Plate em Buenos Aires, mas sucumbiu na Arena e caiu fora da Libertadores.
O tricolor de Renato não se encaixa no estilo 'time da virada' exatamente por ter a estratégia de gerar escore na ida.
"O Renato tem várias frases, né? Se for ficar falando todas, vamos usar várias (risos)", brincou André.
FICHA TÉCNICA
GRÊMIO X LIBERTAD
Data e hora: 25/07/2019 (quinta-feira), às 21h30 (horário de Brasília)
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Transmissão: Facebook Watch
Árbitro: Esteban Ostojich (URU)
Auxiliares: Gabriel Popovits (URU) e Martín Soppi (URU)
Árbitro de vídeo: Diego Haro (PER)
GRÊMIO: Paulo Victor; Leonardo, Geromel, Kannemann e Bruno Cortez; Maicon, Matheus Henrique, Alisson, Jean Pyerre e Everton; André
Técnico: Renato Gaúcho
LIBERTAD: Martín Silva; Iván Piris, Paulo da Silva, Luis Cardozo e Espinoza; Riveros e Mejía; Bareiro e Iván Franco; Edgar Benítez e Óscar Cardozo
Técnico: José Chamot
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.