Santos vence o Avaí em volta à Vila e assume liderança do Brasileirão
O Santos levou a melhor contra o lanterna Avaí e alcançou a liderança do Campeonato Brasileiro. Em seu primeiro jogo na Vila Belmiro desde a parada da Copa América, o time de Jorge Sampaoli venceu os catarinenses por 3 a 1. Com a vitória, o Peixe chega aos 29 pontos e deixa para trás o Palmeiras, que ontem empatou em casa com o Vasco, por 1 a 1.
O agora líder abriu o placar com apenas oito minutos de jogo, com Derlis González. Aos 28, o Avaí chegou ao empate com João Paulo, mas o Santos voltou a ficar na frente aos 32 na cabeçada de Carlos Sánchez. No segundo tempo, o time ampliou a vantagem com Felipe Jonatan.
O próximo compromisso do Santos é no próximo domingo (4) contra o Goiás. Já o Avaí, que ainda não venceu neste Brasileirão, enfrenta o Botafogo na segunda-feira.
Melhor em campo: Soteldo
Só faltou o gol para o pequeno venezuelano. Ele dominou o lado esquerdo do gramado, sendo responsável pelas principais criações de chances para os santistas. Quase marcou de voleio, mas antes disso já havia protagonizado o belo lance que deu origem ao gol de Carlos Sánchez.
Pior em campo: Betão
Ausente nos lances das jogadas principais ofensivas do Santos, o zagueiro foi destaque negativo na jogada no terceiro gol, quando tomou o chapéu de Felipe Jonatan. Chegou a cabecear uma bola de forma errada em outra jogada, obrigando Lucas a fazer grande defesa.
Derlis González: retorno com gol
Fazia tempo que Derlis González não atuava pelo Santos. Foram pouco mais de dois meses, desde a derrota por 4 a 0 contra o Palmeiras, pela quinta rodada. Ele atendeu bem à nova oportunidade que recebeu. Bem posicionado para o rebote, conseguiu abrir o placar. Chegou a ter outras oportunidades, mas sem o mesmo sucesso.
Santos: atuação merecedora da liderança
Era a chance de ouro que o Santos teve para alcançar o topo da tabela: jogo em casa contra o lanterna do Campeonato após tropeço do então líder. E a oportunidade não foi desperdiçada. Sampaoli surpreendeu na escalação de Derlis González, que abriu o placar no começo do jogo. Soteldo e Carlos Sánchez estavam inspirados e protagonizaram grande jogada no segundo gol. Além do tento de Felipe Jonathan, o time insistiu para marcar mais gols no segundo tempo, mas faltou sorte.
Avaí: pelo menos um gol
Não foi desta vez que a primeira vitória do Avaí no Campeonato veio. Assim como nos jogos com Fortaleza e Goiás, o time de Alberto Valentim conseguiu apresentar uma proposta ofensiva, mas não consegue controlar o ímpeto dos adversários. Fica de consolo o gol de João Paulo, o primeiro marcado pelos catarinenses desde o jogo com o Ceará, no final de maio.
Cronologia do Jogo
O Santos começou o jogo já dando trabalho para a defesa da Avaí. Aos 8 minutos, Marquinhos faz falta em Derlis Gonzálves. Ao invés de bater a falta, o paraguaio optou por ir para a área. A estratégia deu certo. Carlos Sánchez levantou, Marquinhos chegou a afastar, mas Derlis conseguiu o rebote.
O Avaí teve umas boas tentativas e foi recompensado com o empate aos 27 minutos. Léo cruzou para a área, Bruno Sávio dá um belo corta-luz e a bola fica nos pés de João Paulo, que chegava em velocidade para marcar. A igualdade durou apenas quatro minutos. Aos 32, Soteldo fez uma bela jogada, deixando Léo e Richard para trás e cruzando de forma precisa para Carlos Sánchez marcar de cabeça.
No segundo tempo, ambos os times tiveram suas oportunidades, mas foi o Santos quem apresentou mais perigo. O novo líder foi recompensado aos 32 minutos. Felipe Jonatan, que entrou no lugar de Alison, recebeu o lançamento de Jorge, deu um chapéu em Betão e chutou cruzado para o fundo das redes. Golaço!
Sampaoli suspenso
O técnico argentino teve muita felicidade em suas escolhas hoje. Surpreendeu na escalação de Derlis Gonzáles e colocou Felipe Jonatan no segundo tempo. Ambos marcaram gols. Porém, Sampaoli não poderá estar na beira do gramado na próxima semana. Isso porque ele tomou o terceiro cartão amarelo.
Santos 3 x 1 Avaí
Data: 28/07/2019
Local: Vila Belmiro, em Santos (SP)
Hora: 16h (de Brasília)
Gols: Derlis González (Santos) aos 8, João Paulo (Avaí) aos 27' e Carlos Sánchez (Santos) aos 32 minutos do primeiro tempo; Felipe Jonatan (Santos) aos 32 minutos do segundo tempo.
Santos: Everson, Victor Ferraz, Aguilar, Gustavo Henrique e Jorge; Alison (Felipe Jonatan), Diego Pituca e Carlos Sánchez; Derlis González (Jean Mota), Eduardo Sasha e Soteldo (Marinho). Técnico: Jorge Sampaoli.
Avaí: Lucas Frigeri, Léo, Betão, Marquinhos Silva e Igor Fernandes (Julinho); Pedro Castro, Richard Franco, Lourenço, João Paulo e Gustavo Ferrareis (Caio Paulista); Bruno Sávio (Gegê). Técnico: Alberto Valentim.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.