Topo

Brasileirão - 2019

OPINIÃO

Santos tem time para manter a liderança do Brasileirão? Blogueiros opinam

Malcon Robert/AGIF
Imagem: Malcon Robert/AGIF

Do UOL, em Santos (SP)

29/07/2019 15h30

Com o 3 a 1 sobre o Avaí na tarde de ontem, na Vila Belmiro, o Santos chegou à sexta vitória consecutiva no Campeonato Brasileiro e assumiu a liderança da tabela, ultrapassando o agora vice-líder Palmeiras.

Agora, a pergunta que fica, é: o Santos tem time para manter a primeira posição até o fim da competição? E o que esperar da equipe de Jorge Sampaoli na sequência da temporada? Para comentar sobre o tema, consultamos os blogueiros do UOL Esporte. Veja o que eles pensam:

ANDRÉ ROCHA

Tem time e treinador. Talvez não tenha elenco. Sobre o futuro no Brasileiro vai depender muito do que conseguirão Palmeiras e Flamengo na Libertadores. Não há muito como fugir do "follow the money" habitual. Mas seria salutar uma resistência santista no topo da tabela lutando contra os mais abastados ao seu estilo ofensivo e que desafia o status quo do nosso futebol.

BOLÍVIA

O elenco pode não ser tão farto, mas como o Santos só disputa o Brasileirão, tem qualidade suficiente para disputar o título. Conta com dois goleiros firmeza, dois bons laterais, a dupla de zaga segura, um volante pegador (Alisson), um uruguaio que corre o campo inteiro (Sanchez), um segundo volante que está sobrando (Pituca) e pode jogar de primeiro, um meia recuperado (Jean Mota), um centroavante importante taticamente (Sasha), dois atacantes bem rápidos (Derlis e Marinho) e ainda o Soteldo, que tem sido o mais decisivo. Tudo isso com o comando de um técnico corajoso, que não tem medo de jogar e goza da confiança do grupo e da diretoria. Melhor não duvidar mais do time de Sampaoli.

JUCA KFOURI

Time tem, sem dúvida. A dúvida é se tem elenco. Mas como só disputa o Brasileirão, pode se manter na disputa do título. A única certeza, porém, é do esforço permanente por jogar bom futebol. Um bálsamo diante da mediocridade quase geral.

MARCEL RIZZO

Coloquei o Santos como um dos quatro favoritos antes da Série A começar (com Palmeiras, Flamengo e Cruzeiro) porque acredito que num campeonato longo o método de trabalho de Sampaoli, mesmo com elenco limitado, funcionaria. E está funcionando. Deve brigar até o fim.

MAURO BETING

O Santos tem time. Não sei se terá elenco. Mas como ninguém tem jogado melhor do que o Santos, dá para esperar algo ótimo para a equipe. Entendo que vá lutar pelo título até o final com Flamengo e Palmeiras.

MENON

Quem ganha seis seguidas tem toda capacidade de se manter na luta pelo título. Há dificuldades, é lógico. O elenco não é tão qualificado como Palmeiras e Flamengo, mas ninguém tira tanto de seus jogadores como Sampaoli tem feito.

PVC

Tem time, sim. Especialmente, porque esta temporada tem uma diferença de calendário em comparação com as anteriores. As quartas-feiras serão livres para quem joga só uma competição até 25 de setembro. Depois, haverá outra quarta-feira livre, em 2 de outubro, e duas quartas-feiras de jogos, em 9 e 16 de outubro. Falamos das 24ª e 26ª rodadas. Até lá, é possível que o Santos tenha aberto uma folga que o permita sofrer menos, pelo elenco menor, nas rodadas de quarta-feira. Pode ser campeão brasileiro, sim.

RENATA MENDONÇA (DIBRADORAS)

O Santos tem um elenco bom, mas ainda limitado se compararmos aos investimentos de Flamengo e Palmeiras, por exemplo. Mas foi se reforçando ao longo da temporada e acho que está conseguindo manter uma boa regularidade no desempenho em campo, o que é imprescindível num campeonato longo como o Brasileiro. A vantagem é que o Santos só tem o brasileiro para disputar, enquanto seus principais adversários têm outras competições para focar também. Com isso, mesmo com o elenco mais limitado, da para acreditar que o time de Sampaoli pode chegar ao título no final do ano. O mais importante é manter a consistência nas atuações, que foi o que levou o Santos ao topo, aproveitando-nos tropeços do Palmeiras. Mostra o potencial do técnico de tirar o melhor de seus jogadores, já que no início do ano o Santos perdeu algumas de suas principais peças (Gabigol e Bruno Henrique, por exemplo) e teve que se reinventar para fazer frente aos principais elencos do Brasil. Ninguém apontava o Santos como favorito ao título no início do campeonato, mas agora ninguém diz que ele não é um dos principais candidatos.

RODRIGO MATTOS

O Santos tem time, sim, para brigar pelo título mantendo-se entre os primeiros até o final da competição. Seu sistema de jogo, ofensivo e com defesa segura, tem sido bastante consistente. Agora, se vai ganhar o título, é impossível dizer quando faltam mais de 20 rodadas até o final. O elenco, de fato, é mais curto e de menos opções do que Palmeiras e Flamengo, rivais mais próximos. Ao mesmo tempo, o Santos só joga o Brasileiro e Jorge Sampaoli tem sabido aproveitar as características de seus jogadores para suprir deficiências. No longo prazo, se houver perdas de jogadores importantes, isso pode pesar na corrida pela taça.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do que foi publicado, Menon comparou o elenco do Santos aos de Palmeiras e Flamengo, e não de Palmeiras e Santos. A informação foi corrigida.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL