Topo

Internacional

D'Alessandro completa 11 anos de Inter sem pensar em aposentadoria

D"Alessandro completa 11 anos pelo Internacional hoje. Jogador nem pensa em parar - Ricardo Duarte/Inter
D'Alessandro completa 11 anos pelo Internacional hoje. Jogador nem pensa em parar Imagem: Ricardo Duarte/Inter

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

30/07/2019 12h00

D'Alessandro completa 11 anos de Internacional hoje. Contratado em 30 de julho de 2008, o meia de 38 anos é ídolo e capitão do Colorado. De volta ao time titular, ele se consolidou na equipe e não tem planos de aposentadoria.

D'Ale já disse, mais de uma vez, que, enquanto se sentir útil ao time, não irá parar de jogar futebol. E ainda se vê com muita utilidade. Tanto que já referiu que, se tivesse que informar agora, diria que não se aposenta.

O camisa 10 é o mais importante articulador do Internacional. Ainda que não jogue todas as partidas, quando está em campo, é fundamental na criação de jogadas, na experiência para administrar situações e placares e no auxílio tático ao grupo.

O gringo, mesmo idade avançada, tem atuado aberto pela direita. E, enquanto está em campo, corre e acompanha o lateral que lhe cabe até o fim das jogadas. Quando centralizado, cresce de rendimento ofensivo e participa ainda mais das ações da equipe.

Fora de campo, é quem recepciona novos jogadores, os integra ao grupo, trabalha para o crescimento dos mais jovens e, muitas vezes, é o representante em manifestações para a torcida.

Nesta temporada, são 24 jogos e um gol marcado. No total, são 453 partidas pelo Internacional, 237 vitórias, 113 empates e 103 derrotas. 92 gols marcados, 105 assistências. E a marca não tem previsão de terminar, irá ficar ainda maior.

D'Ale tem 13 títulos pelo clube gaúcho. São sete Campeonatos Gaúchos, duas Recopas Gaúchas, Libertadores, Sul-Americana, Copa Suruga Bank e uma Recopa. Individualmente, foi eleito melhor jogador do continente em 2010.

O período de 11 anos, porém, teve uma interrupção. D'Alessandro atuou emprestado ao River Plate durante parte da temporada 2016. Por lá conquistou mais dois títulos, a Recopa e a Copa Argentina, e não fez parte do grupo que sofreu com rebaixamento para Série B no Inter.

O Inter encara o Nacional nesta quarta-feira, às 19h15 (de Brasília), em Porto Alegre. Como fez 1 a 0 no jogo de ida, o Colorado joga por empate ou vitória. Caso perca por 1 a 0, a vaga nas quartas de final da Libertadores se decidirá nos pênaltis. Qualquer outra derrota gaúcha leva os uruguaios adiante na competição.

Internacional