Topo

Fla vê azar em série de lesões e avalia riscos por Arrascaeta e E. Ribeiro

Éverton Ribeiro treina no Flamengo e pode voltar contra o Emelec - Alexandre Vidal/Flamengo
Éverton Ribeiro treina no Flamengo e pode voltar contra o Emelec Imagem: Alexandre Vidal/Flamengo

Leo Burlá

Do UOL, no Rio de Janeiro

30/07/2019 04h00

As lesões em série assombram o Flamengo às vésperas da decisão de amanhã contra o Emelec, às 21h30, no Maracanã, pela Copa Libertadores. Com as baixas confirmadas de Rodrigo Caio e Lincoln, já são seis jogadores contundidos em um espaço de menos de duas semanas.

O clube trata todos os incidentes como uma "fatalidade" e descarta a hipótese de que uma carga extra de trabalho esteja expondo mais o elenco ao risco. Fato é, no entanto, que a chegada de Jorge Jesus e sua comissão técnica trouxeram uma nova metodologia ao clube, o que pode ajudar a explicar em especial os desfalques Arrascaeta, Lincoln e Rodrigo Caio, todos com problemas musculares.

Com o departamento médico lotado, o clube avalia os possíveis retorno do uruguaio e o de Éverton Ribeiro, hipótese que era tratada como "impossível" na última semana. Os dois foram ontem ao campo e serão avaliados até horas antes do jogo contra os equatorianos.

Arrascaeta treina com bola no Flamengo - Alexandre Vidal/Flamengo - Alexandre Vidal/Flamengo
Imagem: Alexandre Vidal/Flamengo

Com problemas na coxa, Arrascaeta tem situação considerada mais complexa. Ribeiro tem um edema ósseo no pé, mas sua melhora a tempo é considerada mais provável. Com a necessidade de vitória por dois ou mais gols para seguir na Libertadores, o Fla avalia os riscos de usar dois de seus principais jogadores, ainda que bem longe de suas condições ideais.

Como o Rubro-negro também não conta com Vitinho e Diego, que passaram por cirurgias, a necessidade de ter os jogadores aumenta, mas a situação de cada um é examinada com total cautela, já que Ribeiro e o camisa 14 voltariam a ser relacionados quando ainda deveriam estar em pleno tratamento. O Fla sabe que há a possibilidade de agravar o quadro clínico de ambos, mas a pressão pela classificação coloca um novo ingrediente ao caso.

"Gostaria de ter os dois. Quero deixar meu obrigado ao departamento médico do Flamengo, quero agradecer ao Márcio Tannure (chefe do departamento médico). Se na quarta um desses dois estiver no jogo, tenho que agradecer aos médicos pela recuperação espetacular. Se bem que assumiremos o risco para o futuro", disse Jesus.

Reinier à disposição

Diante de tantos problemas, o meia Reinier, de 17 anos, ficou no banco de reservas na partida contra o Botafogo. É quase certo que o jovem também estará às ordens do treinador contra o Emelec. O jogador ainda não estreou com a equipe profissional, mas é tratado como o maior talento formado no clube desde Vinicius Jr.