Corinthians pode passar Palmeiras no duelo histórico? Entenda a polêmica
O clássico entre Corinthians e Palmeiras amanhã, na Arena Corinthians, pelo Campeonato Brasileiro, pode fazer os alvinegros ultrapassarem os alviverdes em número de vitórias no confronto histórico entre os rivais. Mas só nas contas do Timão.
Uma divergência entre os historiadores dos dois clubes na contabilização dos dérbis faz com que cada time tenha seu próprio retrospecto - e, segundo a versão do Verdão, o time ainda tem dois triunfos de vantagem.
A diferença nesta conta está em dez partidas que não tiveram 90 minutos de duração: nove do extinto Torneio Início e uma pela Taça Henrique Mündel. Enquanto os corintianos passaram a não contabilizar essas partidas em anos recentes, os palmeirenses consideraram que os jogos são válidos para o duelo histórico. Nesses confrontos, houve quatro vitórias do Palmeiras, duas do Corinthians e quatro empates.
Sendo assim, nas contas corintianas, cada equipe tem 127 vitórias, enquanto, nas palmeirenses, o Verdão leva vantagem, com 131 triunfos contra 129 (confira os números completos abaixo).
Independentemente de qual versão usar, o Corinthians tem se dado melhor nos clássicos mais recentes. Nos últimos dez dérbis, foram sete vitórias alvinegras e apenas três do Palmeiras.
Foco da divergência entre os historiadores, o Torneio Início aconteceu 48 vezes entre 1919 e 1996. Era uma competição de começo de temporada, com jogos de curta duração e que podiam ter desempate por critérios como número de escanteios. Já a Taça Henrique Mündel foi disputada em 1938, com vários jogos no mesmo dia, também com duração inferior a 90 minutos.
A conta do Corinthians
360 jogos
127 vitórias do Palmeiras (515 gols)
106 empates
127 vitórias do Corinthians (479 gols)
A conta do Palmeiras
370 jogos
131 vitórias do Palmeiras (522 gols)
110 empates
129 vitórias do Corinthians (483 gols)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.