Por que times mexicanos jogaram no fim de semana com patrocínios 'errados'
No último sábado, o América recebeu o Xolos de Tijuana, em jogo pelo torneio Apertura do Campeonato Mexicano, e venceu por 3 a 1. No entanto, não foram apenas os gols de Guido Rodríguez, Renato Ibarra, Giovani dos Santos (para o América) e do brasileiro Camilo Sanvezzo (para o Tijuana) que chamaram a atenção no Estádio Azteca.
Nas camisas dos dois times, um mesmo patrocinador apareceu com um erro de grafia: o nome da cerveja Bud Light foi grafado como "Bud Lihgt". Gafe?
Nada disso. O "erro", na verdade, foi parte de uma ação promocional do Grupo Modelo, cerveja mexicana que pertence ao grupo Anheuser-Busch InBev. A empresa fabrica cervejas como Corona, Estrella e Victoria, e importa rótulos como Budweiser, Bud Light, Carlsberg e Stella Artois.
Nos jogos do fim de semana, a Bud Light decidiu alterar seu nome nas camisas dos clubes que são patrocinados por ela. A iniciativa era parte de uma campanha de conscientização sobre o consumo excessivo de bebida alcoólica. Não por coincidência, o Dia Internacional da Cerveja é celebrado em 2 de agosto.
A troca de letras foi explicada pela Bud Light nas redes sociais. Em sua conta no Twitter, a versão mexicana da cerveja publicou rótulos de diversas marcas vendidas pelo Grupo Modelo, todas com alguma letra trocada na grafia. A cerveja Corona, por exemplo, virou "Cronoa".
"Quem se excede não perceberá os erros que existem aqui", escreveu a cerveja na última sexta-feira (2), pedindo "uma comemoração responsável". Em comunicado, a empresa deu mais detalhes a respeito da novidade.
"No Grupo Modelo, estamos lançando a campanha 'Dia da Cerveja', com o objetivo de conscientizar nossos consumidores sobre os efeitos de beber em excesso, o que provoca erros de percepção que enganam nossos sentidos", justificou a companhia. "No que parecia um erro de produção, marcas como Corona, Victoria, Modelo Especial, Stella Artois, Bud Light e Michelob Ultra mudaram os nomes em seus rótulos para transmitir essa importante mensagem sobre o consumo responsável", acrescentou.
A "gafe" foi vista também em outras camisas de times da Liga MX. Foi o caso de Atlas e Santos, que se enfrentaram na sexta-feira com a mesma mudança nas marcas de suas camisas. O Santos venceu por 2 a 1, com dois gols de Brian Lozano - Osvaldo Martínez fez o do time de Guadalajara. Nos uniformes das duas equipes, a Bud Light tinha seu nome grafado como Bud Lihgt.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.