Topo

Por que times mexicanos jogaram no fim de semana com patrocínios 'errados'

América do México entrou em campo com marca da cerveja Bud Light grafada como "Bud Lihgt" - Club América/Divulgação
América do México entrou em campo com marca da cerveja Bud Light grafada como 'Bud Lihgt' Imagem: Club América/Divulgação

Do UOL, em São Paulo

05/08/2019 17h35

No último sábado, o América recebeu o Xolos de Tijuana, em jogo pelo torneio Apertura do Campeonato Mexicano, e venceu por 3 a 1. No entanto, não foram apenas os gols de Guido Rodríguez, Renato Ibarra, Giovani dos Santos (para o América) e do brasileiro Camilo Sanvezzo (para o Tijuana) que chamaram a atenção no Estádio Azteca.

Nas camisas dos dois times, um mesmo patrocinador apareceu com um erro de grafia: o nome da cerveja Bud Light foi grafado como "Bud Lihgt". Gafe?

Nada disso. O "erro", na verdade, foi parte de uma ação promocional do Grupo Modelo, cerveja mexicana que pertence ao grupo Anheuser-Busch InBev. A empresa fabrica cervejas como Corona, Estrella e Victoria, e importa rótulos como Budweiser, Bud Light, Carlsberg e Stella Artois.

Nos jogos do fim de semana, a Bud Light decidiu alterar seu nome nas camisas dos clubes que são patrocinados por ela. A iniciativa era parte de uma campanha de conscientização sobre o consumo excessivo de bebida alcoólica. Não por coincidência, o Dia Internacional da Cerveja é celebrado em 2 de agosto.

A troca de letras foi explicada pela Bud Light nas redes sociais. Em sua conta no Twitter, a versão mexicana da cerveja publicou rótulos de diversas marcas vendidas pelo Grupo Modelo, todas com alguma letra trocada na grafia. A cerveja Corona, por exemplo, virou "Cronoa".

"Quem se excede não perceberá os erros que existem aqui", escreveu a cerveja na última sexta-feira (2), pedindo "uma comemoração responsável". Em comunicado, a empresa deu mais detalhes a respeito da novidade.

"No Grupo Modelo, estamos lançando a campanha 'Dia da Cerveja', com o objetivo de conscientizar nossos consumidores sobre os efeitos de beber em excesso, o que provoca erros de percepção que enganam nossos sentidos", justificou a companhia. "No que parecia um erro de produção, marcas como Corona, Victoria, Modelo Especial, Stella Artois, Bud Light e Michelob Ultra mudaram os nomes em seus rótulos para transmitir essa importante mensagem sobre o consumo responsável", acrescentou.

A "gafe" foi vista também em outras camisas de times da Liga MX. Foi o caso de Atlas e Santos, que se enfrentaram na sexta-feira com a mesma mudança nas marcas de suas camisas. O Santos venceu por 2 a 1, com dois gols de Brian Lozano - Osvaldo Martínez fez o do time de Guadalajara. Nos uniformes das duas equipes, a Bud Light tinha seu nome grafado como Bud Lihgt.

Camisa do Atlas Bud Lihtg - Atlas FC/Divulgação - Atlas FC/Divulgação
Camisas de Atlas (foto) e Santos também contaram com grafia errada da Bud Light
Imagem: Atlas FC/Divulgação