Topo

Schalke 04 anuncia afastamento de presidente após caso de racismo

Presidente do Schalke 04, Clemens Tönnies se afastou do cargo após fala considerada racista - TF-Images/Getty Images
Presidente do Schalke 04, Clemens Tönnies se afastou do cargo após fala considerada racista Imagem: TF-Images/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

07/08/2019 09h43

Na manhã de hoje, o Schalke 04 anunciou o afastamento do presidente Clemens Tönnies após um caso de racismo. Durante evento em Paderborn, na Alemanha, o dirigente criticou o aumento de impostos atacando os africanos.

Clemens fez uma crítica ao aumento de impostos destinados a combater as alterações climáticas e sugeriu que o dinheiro seria melhor usado para financiar energia elétrica na África para que "os africanos parassem de cortar árvores e fazer bebês durante a noite".

Depois da fala considerada um ato de racismo, o próprio dirigente decidiu pedir o afastamento da presidência do Schalke 04.

"Alegações de violar a política do clube quanto aos princípios não-discriminatórios foram confirmadas. Clemens violou este dever particularmente importante no seu papel de chefe do conselho. Ele reconheceu a falha e expressou seu arrependimento", declarou o Shalke 04 em nota divulgada no site do clube.