O técnico Tite convocou hoje (16) a seleção brasileira para os amistosos contra Colômbia e Peru, que acontecem nos dias 6 e 10 de setembro, em Miami e Los Angeles, respectivamente. O atacante Neymar, que voltou a ser convocado após ficar fora da disputa da Copa América, Bruno Henrique, do Flamengo, e Vinicius Jr, do Real Madrid, aparecem como principais novidades.
E você, o que achou da convocação do treinador da seleção brasileira? Gostou? Quem poderia ter sido chamado? Fizemos essas perguntas para os blogueiros do UOL Esporte, que analisaram, especialmente, a ida de Neymar. Na opinião da maioria, o atacante poderia ter ficado fora dessa lista.
É uma lista depois da conquista da Copa América, "obrigatória" para diminuir a pressão sobre o Tite. Agora é o momento da tranquilidade, ideal para fazer experiências.
A lista é válida. Dá para questionar a ausência, por exemplo, de Renan Lodi na lateral esquerda. Mas é compreensível e até saudável que ele siga a adaptação ao futebol espanhol, à equipe de Diego Simeone e seja testado primeiro na seleção olímpica de André Jardine.
A incógnita, mais uma vez, é Neymar. Tite se apresenta como um porto seguro demais para o craque problemático que conduz mal a carreira. A resposta será esforço por lealdade ou acomodação? Difícil prever. (LEIA MAIS)
O único grande desperdício é o de Marcelo, que poderia ser convocado para jogar no meio de campo. Mas talvez seja ousadia demasiada em tempos de absoluto conservadorismo. (LEIA MAIS)
Tite precisa de alternativas a Philippe Coutinho, mas insiste em chamá-lo. Neymar poderia ficar fora desses amistosos também, está há um tempo parado e Tite poderia testar outras opções. Gostei de Vinicius Jr dentro, acho que é um jogador que tem que começar a se ambientar com a seleção. Teria dado uma chance a Gabriel, o Gabigol, e a Renan Lodi.
É boa a convocação do Tite, como seria boa a de qualquer outro treinador. Mudanças de praxe, que é uma questão de gosto. Você quer pizza de muçarela ou quer pizza de portuguesa? Eu não teria chamado o Neymar, para não se falar mais de Neymar do que da seleção como já aconteceu na convocação, e trocaria três nomes: não gosto de chamar goleiros jovens, até porque, vai que eles têm que jogar. E aí? Podem ser cobrados? Claro que não. Então eu convocaria o Neto, ainda que na reserva do Barcelona. Eu convocaria o Renan Lodi na lateral esquerda no lugar do Jorge, se não fosse, evidentemente, a convocação olímpica, então entendo o Jorge. E todo jogador de seleção, quando é convocado e você ou não sabe quem é, ou se sabe, não sabe onde está jogando e, por tabela, como está jogando, acho não pode ir para a seleção. É o caso do Samir, que é um bom zagueiro, mas convocaria o Jemerson, que já foi testado antes e acho mais zagueiro e mais experiente, embora seja época para testes. E convocaria o Lucas Moura no lugar do Neymar pela questão de que não dá para chamar o Neymar. No mais, é mais ou menos isso que temos, até pelas restrições daqueles que deverão ou poderão estar nas finais da Copa do Brasil. (LEIA MAIS)
Estranha a convocação de Samir, 21 jogos no último campeonato italiano pela Udinese, apenas a 11ª melhor defesa entre os 20 times da Série A. Neymar convocado? Tecnicamente, neste momento, inexplicável, pois sequer tem jogado, mas obviamente os promotores dos amistosos insossos nos Estados Unidos o terão como atração fundamental.
Eu gostei da convocação de Tite. Principalmente de Neymar (LEIA MAIS). Já que ele será a referência de um novo ciclo, que comece logo. Gostei de Fabinho, que deveria ter estado no Mundial e na Copa América. Me preocupa a presença de veteranos como Daniel Alves, Thiago Silva e Fagner. Estarão no próximo Mundial? Jogadores que deveriam ser chamados: Dudu, Gabigol, Renan Lodi, Pedro e Marcelo.
Na minha opinião, a convocação foi incoerente. Ao mesmo tempo em que Tite mergulha nas observações abrindo espaço para novos nomes, como Ivan, Samir e Bruno Henrique, mantém uma posição conservadora em relação a Neymar. Convocou o ainda jogador do PSG apesar de ele não ter atuado depois de sofrer lesão jogando pela seleção. Poderia ter aproveitado o gancho para tirar outro nome da cartola. Porém, o treinador preferiu seguir um caminho que mais uma vez pode gerar questionamentos sobre o tratamento dispensado a Neymar. Seria ele o único jogador brasileiro com vaga cativa no time nacional, mesmo sem jogar?
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.