SP, Brasília e Rio têm "disputa interna" e miram final da Libertadores-2020
Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro se movimentam na tentativa receber a final da Copa Libertadores de 2020. As três cidades estudam entrar na disputa da Conmebol para sediar a decisão da principal competição sul-americana no ano que vem. Em 2019, o troféu será definido em Santiago (Chile), enquanto Assunção (Paraguai) ficou com a responsabilidade de promover o jogo do título da Copa Sul-Americana.
Em Brasília, o projeto é do governo local para receber o jogo no Mané Garrincha. Já em São Paulo, a Federação Paulista de Futebol (FPF) lidera a investida, mirando a colaboração dos três grandes times da capital (Corinthians, Palmeiras e São Paulo). No Rio, a iniciativa parte do Governo do Estado em parceria com a Federação de Futebol do Estado (Ferj).
As chapas de cada cidade vão ser afinadas na próxima semana. A reportagem apurou que, em Brasília, Conmebol, CBF e governo distrital possuem reunião já marcada.
Em São Paulo, na próxima terça-feira, a FPF promove um encontro com as entidades sul-americana e brasileira; há a expectativa na federação de que representantes dos três clubes também compareçam.
Prefeitura paulistana e Governo paulista, por outro lado, foram pegos de surpresa após consulta da reportagem. Arena Corinthians, Allianz Parque (Palmeiras) e Morumbi surgem obviamente como estádios postulantes, na visão da federação.
Já no Rio de Janeiro, a Federação e o governo do estado tratam o interesse como algo público e também se encontrarão com a CBF nesta próxima semana. Quem comanda ao lado da Ferj o plano carioca de receber a final da Libertadores é José Luis Zamith, secretário da Casa Civil.
"O tempo de preterir o Rio de Janeiro no futebol já acabou", disse ao UOL Esporte Rubens Lopes, presidente da Ferj, reforçando já a postura do governador Wilson Witzel (PSL-RJ).
"Estou trazendo o requerimento, junto com o Secretário de Turismo [Otávio Leite], para recebermos a final da Libertadores em 2020. O Rio de Janeiro precisa desses eventos [citando a Copa América de 2019]. É o turismo que traz a riqueza, empregos, oportunidade", declarou em janeiro, durante evento da Conmebol para sortear os grupos do torneio conquistado pelo Brasil em julho.
As três cidades, portanto, travam uma batalha interna para convencer a CBF a abraçar apenas uma candidatura. Embora o planejamento direcione os esforços para a final da Libertadores, a decisão da Sul-Americana também entra na mesma disputa.
A Conmebol ainda não anunciou quando vai definir as sedes das finais continentais do próximo ano. A "batalha" brasileira, no entanto, já está rolando nos bastidores.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.