Como o Palmeiras aproveitou fim de semana sem jogos para decisão com Grêmio
O Palmeiras passou por uma situação atípica no último fim de semana: sem jogar na rodada do Campeonato Brasileiro, devido ao adiamento da partida contra o Fluminense, a equipe passou o sábado e o domingo apenas treinando de olho no duelo decisivo contra o Grêmio, amanhã, no Pacaembu, pelas quartas de final da Libertadores. O tempo extra foi visto com bons olhos dentro do clube.
Com mais dias de treino focados exclusivamente no Grêmio, o técnico Luiz Felipe Scolari pôde trabalhar situações de jogo mais específicas sobre o adversário de amanhã, algo que é raro no futebol brasileiro. Normalmente, com dois jogos por semana, as equipes têm no máximo uma ou duas sessões de treino para trabalhar em cima dos pontos fracos e fortes do adversário. Sem tanto tempo para o campo, boa parte da preparação é feita com vídeos e palestras.
Desta vez, o Palmeiras pôde se concentrar exclusivamente no Grêmio, sem a "distração" de ter que se preparar para um adversário com características diferentes entre os dois jogos com a equipe gaúcha. "É bom porque a gente pode treinar algo mais específico em relação ao Grêmio. Não precisa mudar o tipo de treino por causa de outra equipe", contou Gustavo Scarpa.
Além da trabalhar a parte tática com mais foco no próximo adversário, o alviverde também aproveitou os dias de treino e descanso para recuperar jogadores importantes. O zagueiro Vitor Hugo, que foi desfalque no jogo de ida por uma lesão no abdômen, e o volante Ramires, que havia sofrido um trauma na região torácica em jogo-treino contra a Inter de Limeira, voltaram a treinar com o grupo e estão à disposição de Felipão para amanhã.
Apesar disso, a tendência é que Felipão escale no Pacaembu quase a mesma equipe que venceu o Grêmio por 1 a 0 no jogo de ida das quartas de final, em Porto Alegre, com um golaço de Scarpa. A única mudança deve ser a saída forçada de Felipe Melo, expulso na Arena do Grêmio, para a entrada de Thiago Santos.
Do outro lado, o Grêmio precisou entrar em campo contra o Athletico-PR no sábado. O Tricolor gaúcho até tentou adiar esse jogo, citando a mudança de data de Palmeiras x Fluminense como um "favorecimento" aos paulistas, mas a CBF negou o pedido e manteve a partida. Renato Gaúcho escalou uma equipe totalmente reserva e conseguiu vencer por 2 a 1 em casa. Os titulares gremistas, portanto, também estarão descansados para o jogo decisivo de amanhã, a partir das 21h30.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.