Grêmio e Flamengo estão classificados para as semifinais da Copa Libertadores. As vagas foram conquistadas após partidas convincentes dos times gaúcho e carioca diante de Palmeiras e Internacional, respectivamente, o que voltou a levantar uma questão recorrente no futebol: O que é mais importante? Desempenho ou resultado?
Para discutir o tema, fizemos a seguinte pergunta aos blogueiros do UOL Esporte: Flamengo e Grêmio mostraram que desempenho importa mais que resultado? Veja o que eles disseram. E você, o que pensa sobre o assunto?
ANDREI KAMPFF
O futebol é um esporte que adora contrariar a lógica. Mas tivemos uma semana atípica, em que ele decidiu se acalmar um pouco. Quem estava mais a fim de jogar bola, quem jogou melhor, venceu. Desempenho caminhou junto com resultado. Mas já aviso: nem sempre será assim.
Leia o blog Lei em Campo.
ANDRÉ ROCHA
Não, o resultado é o que importa no futebol e em qualquer esporte. Mas o desempenho é o se pode ter controle no caos que é o futebol. Jogar bem, e não bonito, para ficar mais perto da vitória. Não garante nada. Ou assegura ao menos um legado quando não alcança o objetivo. O pragmatismo, o foco obsessivo no resultado através de "atalhos" não deixa nada caso a taça fique com outro.
Flamengo e Grêmio quiseram jogar, dentro e fora de casa, e o resultado foi consequência. Nem sempre acontece, ambos correram riscos. Mas no final o futebol venceu.
Leia o blog do André Rocha.
BOLÍVIA
Não acho que importe mais. Tanto é que só estamos exaltando o desempenho porque Grêmio e Flamengo passaram de fase. Se o Palmeiras ficasse no empate em casa, a performance do Grêmio sucumbiria diante da eliminação nas análises da imprensa e da torcida. Mesma coisa aconteceria caso o Flamengo tivesse o mesmo desempenho que apresentou no Beira-Rio, mas tomasse o segundo em vez de empatar. Ambos estão na semifinal por conseguirem um equilíbrio em todos os setores do time e a união de bom desempenho + resultado.
Leia o blog do Bolívia.
JUCA KFOURI
Não! Mostra que bons desempenhos trazem bons resultados.
Leia o blog do Juca.
MARCEL RIZZO
Resultado só vem com bom desempenho. A questão é como se chega a esse bom desempenho: jogando ofensivamente ou defensivamente? É possível com os dois. Flamengo e Grêmio, hoje, têm proposta mais ofensiva e méritos por estarem na semifinal jogando bem no que propõem. No início do ano, Palmeiras e Cruzeiro, com estilo mais defensivo e de contra-atacar, estavam com os melhores desempenhos da temporada, elogiados por críticos e torcedores. É possível jogar bem, e ter bom desempenho, com estilos diferentes.
Leia o blog do Marcel Rizzo.
MAURO CEZAR
Mostraram que, na maioria das vezes, bom desempenho, sem rejeição à bola, leva a bons resultados.
Leia o blog do Mauro Cezar.
MENON
As classificações de Flamengo e Grêmio, em detrimento de Inter e Palmeiras, confirmaram algo acaciano: o bom desempenho é um facilitador para que se consiga bons resultados.
Poderia ser fundamental, o que seria ótimo, mas não é. Há equipes que conseguem bons resultados com mau desempenho. Mas não é algo que se sustente
Importante também é ter claro que jogar bem, ter bom desempenho não se restringe a um único tipo de jogo. O jogo reativo, com contra-ataque bem armado e eficaz, é muito bom.
Ter bom desempenho não significa apenas ter mais posse de bola.
Flamengo e Grêmio são os dois times com futebol mais agradável do Brasil. Poderão fazer uma decisão de alto nível.
Leia o blog do Menon.
PERRONE
Vejo desempenho e resultado sempre caminhando juntos. Os conceitos de feio e bonito às vezes geram confusões, mas o bom desempenho é a forma de se buscar resultado. O Grêmio fez cera enquanto estava vencendo o Palmeiras e não deixou de ter desempenho e resultados satisfatórios por causa disso. Já o Flamengo, na jogada do gol de empate em Porto Alegre, soube se defender de maneira compacta e assegurou a classificação num contra-ataque. Isso sem deixar de buscar a vitória na maior parte do jogo. Resumindo, defender bem e até gastar o tempo com inteligência fazem parte do bom desempenho e da busca pelo resultado. Não se pode confundir desempenho com futebol arte.
Leia o blog do Perrone.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.