Topo

Flamengo tenta "esquecer" vaga na Libertadores por fôlego no Brasileiro

De Arrascaeta marca de bicicleta em vitória do Flamengo. Time volta atenção para o Brasileiro - Alexandre Vidal / Flamengo
De Arrascaeta marca de bicicleta em vitória do Flamengo. Time volta atenção para o Brasileiro Imagem: Alexandre Vidal / Flamengo

Leo Burlá

Do UOL, no Rio de Janeiro

29/08/2019 12h00

Classificado para a semifinal da Copa Libertadores, o Flamengo terá um tempo precioso para se dedicar ao Campeonato Brasileiro e cumprir a tarefa de tentar ampliar a liderança na tabela. Até encarar o Grêmio, em jogo válido pela semifinal do torneio continental, o Rubro-negro terá seis partidas no Nacional, uma rara oportunidade para centrar esforços em apenas uma frente.

Pela programação, o Flamengo irá encarar até o dia 2 de outubro, provável data do jogo de ida na Arena Grêmio, Palmeiras, Avaí, Santos, Cruzeiro, Internacional e São Paulo. Estes dois últimos compromissos, no entanto, ainda não tiveram suas datas confirmadas pela CBF, embora a tendência seja que as partidas ocorram nos dias 25 e 29 de setembro, respectivamente.

Pela configuração atual da corrida pela taça, o Flamengo terá de enfrentar neste período os três paulistas que encerram o G-4, em partidas consideradas ainda mais importantes. Com 33 pontos ganhos, os rubro-negros estão empatados em pontos com os santistas, mas levam vantagem no saldo de gols.

Internamente, o técnico Jorge Jesus trata o Brasileirão com atenção. Embora reconheça que o bicampeonato da Libertadores esteja um degrau acima nas pretensões rubro-negras, o treinador trata a possibilidade de levantar o troféu nacional como missão. Com este período longo de apenas uma competição em disputa, ele não admite a hipótese de deixar de lado a briga. Jogadores serão poupados apenas em casos extremos ou quando o calendário voltar a apertar muito.

Questionado sobre os embates contra o Tricolor gaúcho, o "Mister" deu o tom do discurso que reina no clube.

"A próxima eliminatória vai levar tempo, já estou pensando no Palmeiras", afirmou.

Depois do duelo pelo troféu continental, Jorge Jesus e seus comandados também terão um novo tempo de "exclusividade" para o Brasileirão, já que a partida de volta será apenas no dia 23 de outubro.

Dia livre

Depois da vitória por 3 a 0 sobre o Ceará e o empate em Porto Alegre, a delegação ganhou um dia de descanso. De olho no Alviverde, o elenco volta a treinar amanhã.