Topo

Brasileiro foi dispensado por Palmeiras e SP antes de ser ídolo na Áustria

André Ramalho comemora vitória pelo Red Bull Salzburg - Stuart Franklin/Bongarts/Getty Images
André Ramalho comemora vitória pelo Red Bull Salzburg Imagem: Stuart Franklin/Bongarts/Getty Images

Brunno Carvalho

Do UOL, em São Paulo

07/09/2019 04h00

Resumo da notícia

  • Zagueiro passou pelas categorias de base do Palmeiras e do São Paulo antes de se profissionalizar
  • Ele se consolidou na Áustria na temporada 2013/14, sendo campeão nacional
  • Transferiu-se para o Bayer Leverkusen, mas teve pouco espaço

André Ramalho se preparou dois dias e viajou para a Áustria esperançoso. A mudança para o país europeu era a chance de virar um jogador profissional. Aos 19 anos, ele havia sido dispensado na base por São Paulo e Palmeiras antes de o Red Bull Salzburg lhe dar uma oportunidade.

A mudança aconteceu quando André atuava nas categorias de base do Red Bull Brasil. Em 2011, a matriz austríaca se interessou pelo futebol do jovem zagueiro e decidiu levá-lo para fazer testes. Deram apenas dois dias de prazo para ele se decidir.

"Recebi uma ligação na quarta dizendo que na sexta teria que ir fazer teste no time B do Salzburg. Confirmei minha presença na hora. Só comprei algumas jaquetas e camisa térmica porque era inverno. Foi a melhor decisão que tomei na minha vida".

André Ramalho comemora título do campeonato austríaco - Andreas Schaad/Bongarts/Getty Images - Andreas Schaad/Bongarts/Getty Images
Imagem: Andreas Schaad/Bongarts/Getty Images

André ficou dois anos e meio na categoria de base do São Paulo, atuando ao lado de Lucas Moura, Casemiro e Oscar. Com pouco espaço, acabou dispensado. Depois de um ano, no São Bento, teve rápida passagem pelo Palmeiras. O clube alviverde foi o último antes do Red Bull Brasil, clube que o permitiu chegar à Áustria.

O zagueiro se consolidou no Salzburg na temporada 2013/14. Logo de cara, foi bicampeão austríaco e campeão da Copa da Áustria. Os bons resultados o levaram ao Bayer Leverkusen, da Alemanha, e à chance de disputar a Liga dos Campeões.

A passagem pela Alemanha não foi como esperava. Com poucas oportunidades, acabou emprestado ao Mainz, da Alemanha, antes de ser vendido de volta para o Salzburg. O retorno ao clube mudou também seu status. Agora, ele é ídolo no futebol austríaco.

"Nunca imaginei que um dia seria ídolo na Áustria. Felizmente, posso dizer que tenho uma parcela de contribuição no nosso sucesso nos últimos anos, a gente sente o carinho nas ruas e tudo mais. É muito gratificante, uma sensação muito boa saber que você é querido", afirmou.

O Red Bull Salzburg está no Grupo E da Liga dos Campeões. A equipe de André Ramalho terá pela frente o atual campeão do torneio, o Liverpool, o Napoli e o Genk, clube da Bélgica.

"Vai ser muito legal enfrentar os caras do Liverpool. Eles têm um estilo de jogo muito similar com o nosso, que é muito ofensivo, de jogar para frente. E ainda vou jogar contra meus ex-companheiros de time, Mané e Keita. Vai ser uma grande experiência tanto para mim quanto para o time", completou.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Ao contrário do que informado anteriormente, Mainz é um time da Alemanha e não da FRança. O erro foi corrigido.