Topo

Palmeiras

Da crise à ameaça aos líderes: Mano estreia em casa com clima já mais leve

Mano Menezes fará sua estreia no Allianz Parque diante do Fluminense - Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação
Mano Menezes fará sua estreia no Allianz Parque diante do Fluminense Imagem: Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação

Leandro Miranda

Do UOL, em São Paulo

10/09/2019 04h00

Resumo da notícia

  • Mano Menezes faz hoje sua estreia em casa pelo Palmeiras
  • Clima no clube já está mais leve após vitória sobre o Goiás
  • Treinador terá seu primeiro teste de popularidade no Allianz Parque
  • Se vencer, Palmeiras fica a um ponto do Santos e a três do Flamengo

Mano Menezes tem hoje seu primeiro teste como técnico do Palmeiras diante da exigente torcida alviverde no Allianz Parque, a partir das 21h, contra o Fluminense. O encontro vai acontecer em momento um pouco mais amistoso: a vitória na estreia diante do Goiás, conseguindo uma virada que não aconteceu em mais de um ano sob o comando de Luiz Felipe Scolari, foi o ingrediente perfeito para amenizar a crise que se instalou no clube antes de o novo treinador poder dirigir o Verdão em sua casa.

Se Mano sofreu com críticas e protestos antes mesmo de assumir o cargo após a demissão de Felipão, uma semana depois o cenário já parece diferente. Com ele no comando, o Palmeiras quebrou série de sete rodadas consecutivas sem vencer no Campeonato Brasileiro e subiu para o terceiro lugar. Uma vitória no jogo atrasado com o Flu já tornaria a equipe novamente em posição de ataque aos líderes: o time ficaria a um ponto do Santos, que tem 37, e a três do Flamengo, que tem 39.

O triunfo sobre o Goiás era visto como algo essencial nesse início de trabalho. Mano precisava evitar a qualquer custo um clima de antagonismo no Allianz Parque. O treinador, que apostou em mensagens nas redes sociais e em um discurso de união e empenho em sua apresentação, sabe que a melhor forma de cativar o torcedor será, mesmo, com resultados.

De quebra, ele também ensaia uma mudança no estilo da equipe - uma das maiores críticas de torcedores à sua contratação é que ele seria um técnico supostamente com modelo de jogo semelhante ao de Felipão. Contra o Goiás, incentivou o time a trocar passes pelo chão, apostou em Ramires em vez do mais defensivo Thiago Santos como substituto de Felipe Melo e ousou nas substituições, escalando até Lucas Lima como segundo volante.

Apesar de ter aprovado o desempenho na estreia, Mano será obrigado a fazer mudanças na equipe contra o Fluminense. Além do retorno de Felipe Melo de suspensão, o meia Zé Rafael está fora do jogo porque precisa completar 72 horas de repouso absoluto após sofrer uma concussão contra o Goiás. Além disso, no gol, Jailson pode dar lugar a Fernando Prass.

A boa estreia de Mano serviu até para acalmar o tom dos protestos que vinham rondando o Palmeiras. A principal torcida organizada do clube mantém uma guerra declarada contra o diretor de futebol Alexandre Mattos, mas deve amenizar as críticas ao elenco e ao treinador.

Com apenas um treino entre a estreia e o jogo de hoje, Mano ainda não conseguiu dar muito de sua cara ao time. Mas internamente já há comentários de como o Palmeiras tem procurado executar ideia diferente da que praticava com Felipão. O mais importante para o treinador, porém, é vencer: ganhar em casa significa, além de ajudar a espantar a crise, recolocar de vez o alviverde na briga pelo bicampeonato brasileiro.

FICHA TÉCNICA

Palmeiras x Fluminense

Local: Allianz Parque, em São Paulo (SP)
Data: 10 de setembro de 2019 (terça-feira)
Horário: 21h (de Brasília)
Árbitro: Anderson Daronco (RS)
Assistentes: Rafael da Silva Alves (RS) e Elio Nepomuceno de Andrade Junior (RS)
VAR: Daniel Nobre Bins (RS)

Palmeiras: Fernando Prass (Jailson); Marcos Rocha, Luan, Vitor Hugo e Diogo Barbosa; Felipe Melo, Bruno Henrique e Gustavo Scarpa; Dudu, Willian e Luiz Adriano. Técnico: Mano Menezes

Fluminense: Muriel; Gilberto, Nino, Digão e Caio Henrique; Airton (Allan), Ganso e Nenê; Wellington Nem, Yony González e João Pedro. Técnico: Oswaldo de Oliveira

Errata: este conteúdo foi atualizado
Ao contrário do que informado anteriormente, o Santos tem 37 pontos no Brasileirão e não 36. O erro foi corrigido.

Palmeiras