Roberto Leal criou hino da Portuguesa e protestou contra a queda em 2013
A morte de Roberto Leal afeta diretamente a Portuguesa. O cantor de 67 anos era torcedor fanático da equipe paulista e participou da criação do atual hino oficial. Ele estava internado no Hospital Samaritano, em São Paulo.
Intitulado "Os Campeões", o hino é criação de Roberto Leal junto com Márcia Lúcia. A música substituiu o antigo "Hino Rubro-Verde", de Archimedes Messina e Carlos Leite Guerra.
Mais do que criador do hino, Roberto Leal era participante ativo da vida do clube paulista. Em 2013, no polêmico imbróglio que resultou no rebaixamento da Portuguesa para a Série B, o cantor esteve em protestos da torcida ao lado do maestro João Carlos Martins.
Naquela ocasião, a Portuguesa foi punida com a perda de quatro pontos pela escalação irregular do meia Heverton. A punição foi suficiente para decretar o rebaixamento do clube paulista.
"Acredito na lei. Pelo o que tenho conversado, acho que a Portuguesa tem chances reais de ficar na primeira divisão. Mas eu viria aqui mesmo que não houvesse nenhuma chance. A Portuguesa é um elo importante de ligação cultural entre Portugal e Brasil. Não pode ser tratada assim", disse Roberto Leal, na época.
No Twitter, a Portuguesa se manifestou horas depois da morte do cantor.
Leal se tratava nos últimos três anos de um câncer de pele, que teve metástase para os olhos e a coluna. Ele se internou na última segunda-feira, quando foi passar pelo tratamento que fazia a cada 15 dias, mas teve uma piora.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.