Palmeiras tem 1ª partida sem Dudu após 4 meses. Quem vai jogar em sua vaga?
Resumo da notícia
- Suspenso, Dudu não enfrentará o Fortaleza no domingo
- Último jogo oficial sem o camisa 7 aconteceu em maio
- Zé Rafael é o favorito para ficar com a vaga no time titular
A última vez que Dudu ficou fora de uma partida oficial do Palmeiras foi há mais de quatro meses, em 1º de maio, quando ele foi poupado no empate por 1 a 1 com o CSA na segunda rodada do Campeonato Brasileiro. Desde então, o Verdão não sabe o que é jogar sem seu camisa 7. Mas com o atacante suspenso para o duelo de domingo (22) com o Fortaleza, o técnico Mano Menezes terá que estudar alternativas ao longo da semana para substituir seu principal jogador de frente.
Quem larga na frente, a princípio, é Zé Rafael. O meia-atacante havia recuperado o posto de titular no primeiro jogo de Mano, mas sofreu uma concussão na vitória sobre o Goiás no último dia 7 e precisou ficar fora da partida seguinte contra o Fluminense, permitindo que Willian recuperasse espaço com boas atuações. Agora, sem Dudu, Zé volta a ganhar força para sair jogando.
É importante notar que Mano não vê os dois jogadores exercendo exatamente a mesma função. Na entrevista após o jogo com o Cruzeiro no último sábado, o treinador classificou Dudu como um atacante de lado, enquanto Zé Rafael seria mais um meia pela beirada. O técnico disse que em, determinadas partidas, quando precisar que o time articule mais as jogadas, pode optar por um meia ali. Outras opções nessa linha, que correm por fora, são Raphael Veiga, Lucas Lima e Hyoran.
Se quiser um substituto que considera ter características mais próximas das de Dudu, as principais alternativas de Mano no elenco são Carlos Eduardo e o jovem colombiano Iván Angulo, pontas mais tradicionais. O primeiro não joga desde 20 de agosto, quando entrou na partida de ida contra o Grêmio nas quartas de final da Libertadores, enquanto o segundo ainda não estreou pelos profissionais.
Seja qual for a escolha de Mano, a missão de substituir Dudu será ingrata. Dos 49 jogos oficiais do Palmeiras na temporada, o camisa 7 participou de nada menos que 46. Nesses confrontos, soma nove gols e 12 assistências. Além da partida com o CSA, ficou fora só contra Ponte Preta e Mirassol, em março, ainda pela primeira fase do Campeonato Paulista.
Com sua primeira semana cheia para trabalhar, Mano Menezes terá cinco dias de treinamentos para definir o Palmeiras que enfrenta o Fortaleza no domingo - o elenco se reapresenta hoje, após dois dias de folga. O Verdão ocupa a vice-liderança do Campeonato Brasileiro, com 39 pontos, três a menos que o Flamengo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.