Messi e Van Dijk são ofuscados por jovem de 19 anos na estreia da Champions
Dois dos finalistas do prêmio The Best, da Fifa, entraram em campo na rodada de abertura da Liga dos Campeões da Europa. No entanto, quem ligou a televisão para assistir a Lionel Messi, do Barcelona, ou Virgil Van Dijk, do Liverpool, testemunhou o nascimento de um novo nome. O "cara" de hoje (17) na Champions foi o norueguês Erling Braut Haaland, do Red Bull Salzburg.
O jovem de apenas 19 anos, que fez o seu primeiro jogo neste nível de competição, anotou três gols ainda no primeiro tempo e comandou a goleada por 6 a 2 do clube austríaco sobre o Racing Genk, da Bélgica. Haaland balançou as redes aos 2min, aos 34min e aos 45min — bastou meio jogo para o norueguês de apresentar como possível revelação da Uefa Champions League.
Enquanto a revelação do Salzburg sobrou na abertura, os badalados Messi e Van Dijk enfrentaram dificuldades. O argentino entrou aos 14min do segundo tempo, mas pouco colaborou na estreia do Barcelona contra o Borussia Dortmund, na Alemanha. O Barça ficou no empate sem gols fora de casa.
Já Van Dijk, que passou praticamente incólume a qualquer mínima falha no título do Liverpool da temporada passada, começou mal. O zagueiro holandês errou um passe ainda no campo de defesa e deixou a bola na medida para o veterano Llorente anotar o segundo gol do Napoli, que bateu o atual campeão justamente por 2 a 0, na Itália.
Pai causou briga na Inglaterra
Embora apresentado ao maior nível do futebol de clubes europeus hoje (17), Haaland tem um passado ligado ao futebol. O atacante norueguês é filho de Alf-Inge Haaland, jogador que defendeu a Noruega na Copa do Mundo de 1994 e protagonizou uma rixa fora dos limites com Roy Keane, ex-Manchester United.
Em 1997, quando defendia o Leeds United, Haaland pai sofreu uma entrada dura do irlandês, que levou a pior e acabou rompendo os ligamentos do tornozelo. O norueguês ironizou a lesão e afirmou que Keane estava fora para "escapar das punições".
Quatro anos depois, quando vestia a camisa do Manchester City, Haaland recebeu uma entrada dura de Roy Keane e também rompeu os ligamentos do joelho. Foram dois anos tentando o retorno aos gramados, mas a lesão acabou interrompendo a carreira do norueguês em 2003, aos 30 anos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.