STJD nega anulação de Náutico x Paysandu e mantém resultado na Série C
O Superior Tribunal de Justiça decidiu por unanimidade na tarde hoje (20) negar o pedido do Paysandu para impugnar o empate com o Náutico há duas semanas pelas quartas de final da Série C do Campeonato Brasileiro.
O clube paraense havia pedido a anulação da partida alegando um "erro direito" do árbitro gaúcho Leandro Vuaden, que marcou um pênalti controverso aos 49 minutos do segundo tempo e permitiu o acesso dos pernambucanos à Série B.
Todos os auditores votaram contra o pedido do Paysandu, garantindo um placar de 7 a 0 contra a impugnação. Com a decisão o placar de 2 a 2 conquistado pelo Náutico no Estádios dos Aflitos e a consequente classificação à Série B estão mantidos.
O clube paraense ainda não decidiu se irá recorrer. Como o caso foi julgado pelo pleno do STJD, a possibilidade que resta é apelar à Corte Arbitral do Esporte, na Suíça.
Representado pelo advogado do Michel Assef Filho, o Paysandu argumentou que Vuaden não observou a regra do jogo ao marcar o pênalti depois que a bola tocou no braço de um dos atletas do Paysandu na área. O Náutico e a Federação Pernambucana de Futebol se pronunciaram contra a anulação durante o julgamento.
O árbitro Leandro Vuaden não foi ouvido.
O relator do caso Mauro de Lima e Silva e o procurador do tribunal Felipe Bevilacqua não concordaram com a tese do erro de direito, assumindo que partidas de futebol não são passíveis de anulação por erros de interpretação da arbitragem. A mesma interpretação foi seguida pelos auditores do tribunal.
Com isso, a menos que recorra, o Paysandu deve voltar a jogar a Série C em 2020, ao passo que o Náutico segue na disputa pelo título da atual edição: disputa a semifinal com o Juventude.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.