Topo

Grêmio vai mandar lateral operar o joelho com especialista em São Paulo

Divulgação/Site oficial do Grêmio
Imagem: Divulgação/Site oficial do Grêmio

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

27/09/2019 11h51

O Grêmio definiu: Leonardo fará cirurgia para reconstrução do ligamento cruzado posterior com um especialista de joelho, em São Paulo. O procedimento na articulação do lateral direito ainda não foi marcado por conta de ajuste na agenda do médico Rene Abdalla, renomado cirurgião e responsável por diversos atendimentos a jogadores do São Paulo.

Aos 23 anos, Leonardo disputou 37 partidas pelo Grêmio em 2019 e só volta a atuar na metade do ano que vem.

O lateral rompeu o ligamento no início do jogo contra o Athletico, pela semifinal da Copa do Brasil, em Curitiba. O Grêmio cogitou tratamento sem cirurgia no início e depois aguardou a articulação desinchar para definir a intervenção.

Leonardo chegou ao Grêmio depois de se destacar no Boa Esporte em campanha na Série C do Campeonato Brasileiro. Até se lesionar, o camisa 6 liderava o ranking de atletas que mais atuaram pelo clube gaúcho na temporada.

O ligamento cruzado posterior é definido como tecido que dá estabilidade ao joelho. Por isso, a lesão é considerada delicada. Diante deste quadro, o Grêmio resolveu aplicar uma diretriz que estava no escopo do departamento de futebol desde o ano passado, quando integrantes do departamento médico foram desligados do clube.

A ideia do Grêmio, desde as saídas de Felipe do Canto e Márcio Bolzoni, é enviar jogadores lesionados a especialistas nos problemas para intervenções especializadas.

Sem Leonardo, Renato Gaúcho tem a disposição Rafael Galhardo e Léo Moura. Os dois disputam a vaga no time titular que enfrenta o Flamengo, na semifinal da Libertadores. Logo depois da lesão, o departamento de futebol chegou a cogitar contratar um novo lateral para reta final do torneio sul-americano, mas a comissão técnica resolveu apostar nas peças que já estão no elenco.