Topo

São Paulo

Novo técnico do São Paulo, Diniz tem aproveitamento de rebaixado na Série A

Fernando Diniz dirigiu o Athletico-PR em 2018 e o Fluminense em 2019 na Série A - Thiago Ribeiro/AGIF
Fernando Diniz dirigiu o Athletico-PR em 2018 e o Fluminense em 2019 na Série A Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

Do UOL, em São Paulo

27/09/2019 00h45

Resumo da notícia

  • Fernando Diniz tem aproveitamento de apenas 26% na carreira em Série A
  • Treinador já comandou Athletico-PR e Fluminense na primeira divisão
  • Número o colocaria entre os rebaixados na atual edição do Brasileiro
  • Anunciado para o lugar de Cuca, ele já dirige o São Paulo no sábado

Anunciado na noite de ontem, quinta-feira (26), como novo técnico do São Paulo, Fernando Diniz terá que lutar contra uma marca negativa em sua carreira no clube tricolor. Somando suas duas passagens por equipes que disputaram a primeira divisão do Campeonato Brasileiro, Fluminense e Athletico-PR, o treinador tem apenas 26% de aproveitamento na Série A, o que o colocaria na zona de rebaixamento na edição atual.

No total, Diniz comandou 27 partidas na Série A, com cinco vitórias, seis empates e 16 derrotas. Pelo Athletico, no Brasileiro de 2018, foram 12 jogos, com duas vitórias, três empates e sete derrotas; ele foi demitido em junho daquele ano. Já no Fluminense, na edição de 2019, ele fez 15 jogos, com três vitórias, três empates e nove derrotas, caindo do comando do clube em agosto.

Atualmente, no Campeonato Brasileiro, o primeiro time dentro da zona do rebaixamento é o Cruzeiro, 17º colocado, com 30% de aproveitamento, mesmo número do CSA, que está em 18º. Completam a degola o Avaí (25%) e a Chapecoense (23%).

Apesar dos números ruins na principal competição do país, Diniz recebeu elogios dos jogadores após sair dos dois clubes que dirigiu. Atletas do Athletico chegaram a lembrar com carinho do trabalho do treinador depois do título da Copa Sul-Americana no ano passado, sob o comando de Tiago Nunes, que o sucedeu. No Flu, que era um dos times que mais criava chances no campeonato (mas tinha aproveitamento baixo na conversão delas), o elenco também fez muitas manifestações positivas sobre o técnico após sua demissão.

No São Paulo, Diniz vai assumir lugar antes ocupado por Cuca, que obteve aproveitamento de 56% no atual Brasileirão. Em 21 jogos, o ex-treinador tricolor teve nove vitórias, oito empates e quatro derrotas. O time ocupa atualmente a sexta colocação do campeonato, com 35 pontos, 13 a menos que o líder Flamengo, que será o adversário da estreia do novo técnico já neste sábado (28), no Maracanã.

São Paulo