Quem é o auxiliar que vai comandar o Palmeiras contra o Atlético-MG
Resumo da notícia
- Sidnei Lobo é auxiliar e braço direito de Mano Menezes há quase 16 anos
- Revelado no São Paulo, Sidnei era volante e fez parte do time de Telê
- Ele encerrou a carreira em 2003 no Iraty, onde conheceu Mano
- Com o treinador suspenso para o jogo com o Atlético-MG, Sidnei comandará o Palmeiras
O Palmeiras terá um desfalque inusitado para seu próximo jogo no Campeonato Brasileiro, domingo (6), contra o Atlético-MG, no Allianz Parque: o técnico Mano Menezes está suspenso pelo terceiro cartão amarelo e não poderá comandar a equipe à beira do gramado. Quem o substituirá é o auxiliar Sidnei Lobo, fiel escudeiro do treinador há quase 16 anos, desde quando Mano o convenceu a largar a carreira de jogador para ser seu assistente.
Revelado no São Paulo em 1990, Sidnei era volante de contenção e fazia parte do elenco multicampeão com Telê Santana que levou os títulos do Brasileirão de 1991, das Libertadores de 1992 e 1993 e dos Mundiais de 1992 e 1993. Ele foi titular na conquista do Paulistão de 1991 e também estava no grupo do "Expressinho" que venceu a Copa Conmebol sob o comando de Muricy Ramalho em 1994.
Depois de deixar o São Paulo, Sidnei rodou por outros clubes brasileiros. Defendeu Rio Branco-SP, Ponte Preta, Criciúma, Paraná, Fluminense, Athletico-PR, Araçatuba e Juventude antes de encerrar a carreira no Iraty-PR. Foi neste último clube, em 2003, que ele conheceu Mano Menezes, que estava em seu terceiro time profissional na carreira.
À época com 34 anos, Sidnei já estava começando a pensar em pendurar as chuteiras. E resolveu mudar definitivamente de profissão após trabalhar com Mano e receber do treinador o convite para ser seu auxiliar. Os dois estão juntos desde então, levando a parceria para equipes como 15 de Novembro-RS, Caxias, Grêmio, Corinthians, Flamengo, Cruzeiro e Shandong Luneng - além, claro, da passagem pela seleção brasileira entre 2010 e 2012.
No Palmeiras, Sidnei é quem comanda diretamente boa parte dos treinos, enquanto Mano costuma assumir uma postura mais observadora e intervém em momentos específicos. Bastante ativo nas atividades, o auxiliar cobra constantemente intensidade e concentração, parabenizando os acertos e motivando os atletas após algum erro. Nos jogos, ele também é responsável por passar orientações à equipe em alguns momentos. Além dele, o único outro profissional levado por Mano para sua comissão técnica no Palmeiras foi o preparador Dudu Silva.
Sidnei já manifestou interesse de um dia deixar a parceria com Mano e virar treinador principal, mas por enquanto ele segue cumprindo seu papel de braço direito do comandante. O Palmeiras se reapresenta hoje às 15h na Academia de Futebol e terá uma semana cheia para se preparar para a partida contra o Atlético-MG, com Sidnei fazendo sua "estreia" como chefe da comissão em um jogo do Verdão. Com 46 pontos, o time está na vice-liderança do Brasileiro, três pontos atrás do Flamengo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.