Santos supera Cruzeiro e assume vice-liderança na era dos pontos corridos
A vitória por 2 a 0 do Santos sobre o Palmeiras ontem (9), na Vila Belmiro, ajudou o time alvinegro a alcançar duas marcas importantes. Além de assumir a vice-liderança da atual edição, os santistas também superaram o Cruzeiro na pontuação acumulada na era do Brasileirão de pontos corridos.
De 2003 até 2019, o Santos somou 1.016 pontos. O Cruzeiro, que ontem empatou sem gols com o Fluminense no Mineirão, chegou à marca de 1.015. O primeiro colocado geral é o São Paulo, com 1.080 pontos somados.
Os três clubes somam o mesmo número de jogos desde 2003, pois nunca foram rebaixados: são 652 partidas disputadas na era dos pontos corridos. O quarto colocado é o Corinthians, que soma 972 pontos e é seguido de perto pelo Flamengo, com 971.
O Santos chegou a liderar o ranking por três anos (2004, temporada em que levantou a taça, 2005 e 2006), mas acabou superado pelo São Paulo em 2007, quando o clube do Morumbi conquistou o segundo título brasileiro seguido - no ano seguinte, garantiu o tri.
Em 2009, os santistas foram superados pelo Cruzeiro, que já tinham sido campeões em 2003 e abriram vantagem com os títulos de 2013 e 2014.
Na próxima rodada, o Santos enfrenta o Inter no Beira-Rio. O duelo será no domingo às 16h (de Brasília). O time de Jorge Sampaoli tem 47 pontos. Já o Cruzeiro, que ocupa a 18ª posição com 21 pontos e tenta fugir do rebaixamento, medirá forças com a Chapecoense na Arena Condá, no mesmo dia, às 19h.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.