Alberto Valentim deixa Avaí e é o novo técnico do Botafogo
Alberto Valentim é o novo técnico do Botafogo. O treinador estava no Avaí e acertou sua saída do clube catarinense nesta sexta-feira - uma multa rescisória de R$ 200 mil foi paga. Ele se encontrará com o elenco em São Paulo, local da próxima partida do Alvinegro, contra o Palmeiras, neste sábado. O interino Bruno Lazaroni seguirá no comando do time enquanto o novo treinador ficará no camarote - estreia contra o Vasco, quarta, em São Januário.
Essa é a segunda passagem de Valentim pelo Botafogo, que já anunciou a contratação. A primeira foi marcante por conta do título Carioca sobre o Vasco. Pesou para seu retorno o bom conhecimento do elenco por parte do profissional. A aceitação de seu nome foi positiva e, portanto, o treinador passou a ser prioridade do Alvinegro, que tinha outras opções.
Sondado, Cuca sequer abriu conversas. Enderson Moreira chegou a ser o favorito por conta da multa rescisória de Valentim. Jair Ventura foi descartado por conta da forte rejeição de parte da torcida do Botafogo. Dessa forma, o Alvinegro resolveu as pendências com o Avaí e fechou a volta do novo treinador.
Ele assina contrato até o fim de 2020, mas corre sério risco de ter passagem encurtada. É que o Botafogo deverá virar empresa através do estudo encomendado pelos irmãos Moreira Salles em dezembro e o treinador não é um dos nomes favoritos para encabeçar o projeto. Existe, inclusive, uma cláusula para que não haja multa em caso de saída no fim do ano.
Campeão carioca em 2018
A primeira passagem de Alberto Valentim por General Severiano foi breve. Ficou no clube entre fevereiro e junho de 2018. O treinador, no entanto, criou forte identificação com os torcedores. Principalmente por conta do título carioca conquistado sobre o Vasco. Na decisão, conseguiu vitória emocionante nos pênaltis após Carli marcar no último lance. Nas penalidades, Gatito foi o herói.
Foram 11 vitórias, sete empates e outras sete derrotas. O último jogo de Alberto Valentim foi a vitória por 2 a 0 sobre o Athlético-PR, em 13 de junho de 2018, no Nilton Santos. O bom desempenho no Botafogo o deixou em destaque. Aceitou proposta do Pyramids FC, do Egito, e deixou o clube na nona colocação do Brasileiro. A passagem pelo país africano foi brevíssima por conta de um problema com o xeque. Voltou ao Brasil no Vasco antes de chegar ao Avaí.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.