Topo

Santos

Sampaoli tem desafio de montar Santos sem Pituca, rara certeza do técnico

Diego Pituca concede entrevista coletiva no CT do Santos - UOL
Diego Pituca concede entrevista coletiva no CT do Santos Imagem: UOL

Cléberson Santos

Colaboração para o UOL, em São Paulo

28/10/2019 04h00

Adepto do rodízio, Jorge Sampaoli perdeu no empate com o Corinthians um dos poucos jogadores que poderiam receber o título de "titular absoluto" no time do Santos. Trata-se do volante Diego Pituca, que sofreu uma lesão nos ligamentos do tornozelo durante o clássico. A ausência do meio-campista será um desafio para o treinador, que terá de encontrar soluções em seu elenco.

O camisa 21 atuou em 26 dos 28 jogos feitos pelo Santos no Campeonato Brasileiro. Ficou fora somente da vitória sobre o Ceará e da derrota para o Flamengo, pelas rodadas 7 e 19, respectivamente. Em ambas, estava suspenso por acumular três cartões amarelos.

Apenas Eduardo Sasha tem mais aparições do que Pituca no Brasileirão: o atacante atuou em 27 partidas. Porém, o volante tem mais minutos jogados: são 2.293, contra 2.159. O meio-campista foi sacado somente duas vezes, contra dez de Sasha.

"Trabalho duro, mostro nos treinos e jogos que sou capaz de jogar. É trabalho no dia a dia. Isso faz a gente jogar. Fico feliz de jogar. Não sou titular absoluto. Só joga quem está 100%. Tento me recuperar ao máximo e chegar preparado no dia do jogo", afirmou Pituca, no fim de agosto. No sábado, ele completou 49 jogos na temporada.

Agora, a situação é diferente, e Sampaoli vai precisar lidar com a ausência de uma das poucas certezas do time. Após ver seu volante sair chorando e carregado pela maca na Arena Corinthians, o treinador argentino optou pela entrada de Jobson, que fez a sua segunda partida com a camisa do Santos.

O camisa 40 conseguiu, nestes poucos minutos que jogou no Brasileirão, uma média melhor passes certos que o titular Pituca: 88,2% contra 85,4%. Porém, outro número pode fazer Sampaoli já pensar em outra opção para a posição: Jobson já tem dois cartões amarelos e está pendurado.

A outra opção que o Santos tem para a posição é Alison. Sua última chance foi no empate com o Internacional, no último dia 13, quando ele entrou no segundo tempo no lugar de Tailson.

Se Sampaoli quisesse investir em alguém da base, a aposta poderia ser Sandry, que já atuou duas vezes pelo time profissional. Porém, o garoto está com a seleção brasileira sub-17 para a disputa do mundial da categoria. O meio-campista entrou no segundo tempo da vitória por 4 a 1 contra o Canadá, na estreia da competição.

O Santos ainda não informou por quanto tempo Pituca ficará afastado dos gramados.

Santos