Simeone iguala marca de Cruyff e supera números de Barcelona do holandês
Ao entrar em campo para comandar o Atlético de Madri, hoje (2), contra o Sevilla, Diego Simeone chegou a 300 jogos pelo Campeonato Espanhol por uma única equipe. A marca torna-se ainda mais expressiva pelo fato de o aproveitamento da equipe de Madri ser superior ao do Barcelona de Johan Cruyff, técnico com o mesmo número de partidas pela La Liga.
Com o empate deste sábado por 1 a 1, são, no total, 185 vitórias, 68 empates e 47 derrotas do time na competição nacional sob o comando do argentino. A trajetória, iniciada em jogo contra o Málaga em janeiro de 2012, tem 61,6% de aproveitamento até aqui, maior que os 59,6% do clube catalão sob o comando do holandês.
Desta forma, os números deixam para trás uma época inesquecível para o Barcelona. Com Cruyff, a partir de 1988, o Barça definiu a sua filosofia de jogo e conquistou a primeira Liga dos Campeões de sua história, na temporada 1991/92.
As 300 partidas pela La Liga também colocam Simeone como o único sul-americano a atingir essa marca. Igualado a Cruyff na quarta posição do ranking, ele ainda pode superar o galês John Benjamin Toshack (com 322 jogos pela Real Sociedad) e os espanhóis Luis Aragonés (Atlético de Madri, 407) e Miguel Muñoz (Real Madrid, 424). Apesar de terem mais partidas, nenhum dos técnicos tem aproveitamento melhor que o de Simeone.
"Vencedor da La Liga 2013/14, nosso clube não ficou abaixo do terceiro lugar em nenhuma das sete temporadas completas em que foi treinado por Simeone", escreveu o Atlético, ressaltando os outros títulos conquistados com o argentino: uma Copa do Rei, duas vezes a Liga Europa, duas Supertaças Europeias e uma Supercopa da Espanha. Há, ainda, dois vice-campeonatos da Liga dos Campeões.
De acordo com o site "Transfermarkt", Simeone treinou o time espanhol em 444 partidas até o momento, e tem contrato até junho de 2022.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.